A pandemia do Covid-19 serviu de alerta para muitas pessoas em relação ao autocuidado. Sobre como é importante nos mantermos saudáveis para todas as adversidades que possam surgir em nossa vida. Aliás, quando falamos em desenvolver hábitos saudáveis, não podemos esquecer de nutrir além do corpo, a mente e a espiritualidade.


Ao longo de todo esse ano foi possível ver, conviver e conhecer diversos casos de brasileiros que se infectaram com o vírus por fazerem parte do grupo de risco. Muitos deles viram a necessidade de cuidar do corpo após sobreviverem bravamente a dias intermináveis, com sintomas mais fortes que de uma gripe comum. Porém, quem obedeceu o isolamento também sentiu na pele a importância de manter a saúde mental em dia, já que casos de depressão aumentaram significativamente, segundo estudos da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), divulgados em maio de 2020.


Cuidar destes três fatores mantém a nossa vida em ordem. Uma mente sã inclui estudar, pesquisar, ler mais livros e noticiários para assim ter sua cabeça ativa e livre de pensamentos ruins. Esses também podem ser banidos com muita espiritualidade. 


Não importa a sua religião ou crença, mas sim se sentir parte de algo e fazer aquilo ser ativo no seu dia-a-dia. Muitas pessoas, por exemplo, começaram a meditar em casa com ajuda de aplicativos de meditação guiada que são gratuitos e ajudam iniciantes a terem a consciência física e mental necessária para a prática. 


Outras pessoas começaram a estudar um assunto que haviam deixado para um outro momento e agora viram uma brecha para se aprofundar nele e agregar conhecimento. Começar um esporte novo também é animador neste momento; claro, tomando todos os cuidados necessários indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 


Cuidar da sua autoestima também faz parte do processo de autocuidado. Manter a pele hidratada depois de um banho relaxante, fazer seu skincare diariamente, ir ao salão de beleza quando puder e achar necessário, por exemplo. Para algumas pessoas são coisas fúteis, mas isso é amar a si próprio. São pequenos gestos que refletem diretamente na autoestima do ser humano, ajudando assim a manter a mente e o corpo no estágio ideal para se viver bem.