Iniciar o dia com disposição e organização ajuda a encarar melhor as tarefas que estão por vir 


Especialistas confirmam que as primeiras horas do dia são cruciais e que podem determinar como será sua continuidade. Por isso, realizar boas atividades antes das 8h da manhã e, até mesmo antes de tomar café, é fundamental para sentir-se mais produtivo, animado e cheio de energia. 


Para facilitar, separamos algumas dicas valiosas que podem ajudar a criar uma rotina eficaz. Vamos começar? 


1 - Acorde pelo menos duas horas antes de sair de casa 


Despertar lentamente e aproveitar a criatividade, que pelo visto emana desse estado de sonolência, é fundamental. De acordo com especialistas, no começo da manhã existe menos interrupções e é possível levar adiante os projetos com mais firmeza. Vale lembrar que ter boas horas de sono resulta em melhora da memória, aumento da expectativa de vida, diminuição das inflamações do organismo, aumento da criatividade, da atenção e do foco, diminuição da gordura e aumento da massa muscular nos exercícios, menos estresse, menor dependência de estimulantes como a cafeína e diminuição do risco de desenvolver a depressão. 



2 - Não verifique e-mail nem redes sociais 


Você sabia que pesquisas apontam que 80% das pessoas com idades entre 18 e 44 anos dão uma olhadinha básica no celular apenas 15 minutos após acordar? Pois saiba que o hábito coloca o seu corpo em um estado reativo – o contrário de proativo. Em outras palavras, você está colocando informações desnecessárias no seu cérebro, o que faz com que ele fique mais lento. 


3 - Arrume a mesa para o café da manhã 


Reserve um tempo para o café da manhã. Essa é uma das refeições mais importantes do dia e precisa ser realizada com calma. Organize a mesa, deixa-a aconchegantee traga alimentos saudáveis para compor esse café. Ah, uma dica: alimentos ricos em proteína oferecem maior sensação de saciedade, porque eles demoram mais tempo para serem digeridos. Invista em ovos, nozes e sementes. 



4 - Faça uma meditação ou leia algumas páginas de um livro 


Ao invés de checar e-mails, invista pelo menos quinze minutos para meditar ou ler algumas páginas de um livro de sua preferência. Comece o dia de forma mais tranquila, respirando profundamente. Outra opção é começar o dia agradecendo. Feche os olhos e expresse toda a sua gratidão por este dia que ainda vai começar. O hábito desbloqueia uma visão de abundância, bem-estar e felicidade. 



5 - Faça exercícios físicos 


Reserve pelo menos 20 minutos para se exercitar. Quando você inclui exercícios na atividade matinal, os benefícios são inúmeros, tais como: liberação de endorfina, maior produtividade e concentração. Durante os exercícios, escute algo inspirador. Geralmente as pessoas procuram escutar músicas, mas que tal aproveitar o momento para ganhar aprendizagem? Uma sugestão é escutar um podcast ou audiobook com frases inspiradoras ou história interessante. 


Lembre-se: planejamento é a alma do negócio! Inicie seu dia organizando cada detalhe e reservando um tempo para cuidar de você. Tenha certeza que seus objetivos são realistas e vá em frente!