Elegância, requinte, contemporaneidade, delicadeza, frescor e equilíbrio são alguns dos elementos que as tendências de cores para 2022 podem trazer para os ambientes da casa. A paleta pode ser usada em paredes, mobílias e objetos, em ambientes internos e externos, e neste ano as cores são: verde escuro, rosa, areia, cinza e os tons terrosos. Para não errar na composição, trouxemos algumas sugestões de como podem ser aplicadas e a simbologia que cada uma carrega. Assim, você pode deixar o cantinho que quer mudar mais aconchegante e com a sua cara. 


 


Elegância étnica


Além de trazer elegância para os ambientes, os tons terrosos trazem a sensação de estarmos próximos à natureza e são ótimos para compor uma atmosfera étnica, mesmo em áreas urbanas, harmonizam perfeitamente em quartos, salas e ambientes de trabalho. A paleta de cores traz tons mais fechados e sóbrios que vão de marrom, passando pelo caramelo, bege, rosa antigo e verde musgo. Usá-los na decoração traz mais conforto, calma, tranquilidade e descanso, já que torna os ambientes mais neutros e menos sobrecarregados. Os tons terrosos combinam com ambientes rústicos, vintages, que tenham elementos do campo ou da natureza. Proporcionam um clima intimista, que remete à família, ao conforto e até mesmo à sensação de segurança. Em interiores, podem estar em elementos diferentes, como tecidos de poltronas e sofás, texturas e pinturas de paredes, móveis e elementos de decoração em madeira, cortinas e tapetes. 


 


Energia da natureza


Inspirada na natureza, a cor verde escuro traz sensações e memórias de frescor, tranquilidade, energia e vigor. Pode ser usada em qualquer ambiente com plantas naturais, que trazem um charme a mais, ou nas paredes e em elementos decorativos, como roupa de cama, mantas, almofadas e tapetes. O verde é associado ao bem-estar, saúde, tranquilidade e equilíbrio, no feng shui é considerado como a representação da família, a conquista de objetivos e o início de novos ciclos. A cromoterapia recomenda o uso de tons de verde no quarto, por proporcionar sensação de frescor e relaxamento, também é indicada para pessoas que sentem muito calor durante a noite e enfrentam problemas de insônia. Quando aplicada no escritório, a cor pode estimular e melhorar a habilidade de leitura, sendo ótima para ambientes onde as crianças estudam e brincam. Com o uso do verde, você pode deixar o espaço com ares românticos, contemporâneos ou até mais sofisticados, mas se não sabe muito por onde começar e com o que combinar, pode misturar elementos com o verde e tons de marrons ou branco. Assim, você garante referência em estilo!


 


Para além do quarto de bebê


Queridinho de todas as gerações, o rosa representa beleza e delicadeza. A aplicação da cor na decoração pode parecer um desafio, a primeira ideia é sempre do quarto de bebê, mas as tonalidades de rosa são inúmeras e, quando combinadas com os elementos corretos, trazem personalidade e autenticidade para o ambiente. Ideal para um décor contemporâneo, o tom pastel de rosa fica perfeito quando combinado com cinza ou verde-esmeralda. A cor, que tem energia suave e tranquilizadora, acalma, remete ao amor, ao afeto e a gentileza, além de desencorajar comportamentos agressivos. Pode ser usado em qualquer espaço da casa, em paredes ou em elementos, fica perfeito em roupas de cama, toalhas de banho, almofadas, tecidos decorativos e papéis de parede. Tons como magenta, fúcsia e rosa choque são mais energéticos e trazem uma vibe divertida, ousada e trendy. Mas se decidir optar por essas cores, o ideal é aplicá-las somente em um móvel ou objeto de destaque.


 


Coringa na decoração


A cor areia combina com os mais diversos espaços e mobiliário, pode ser usada sem medo de errar. Proporciona requinte e harmonia, leveza e sofisticação, e compõe ambientes ousados e clássicos. Muito utilizada em paredes, também pode estar em sofás, poltronas, mesas e objetos, em todos os espaços da casa, do hall de entrada às áreas externas. A habilidade de transitar por todos os elementos de décor faz com que essa seja uma cor queridinha pelos arquitetos e designers de interiores, é uma alternativa para sair do branco, além de combinar com cores terrosas e de madeira. Quando harmonizado com texturas naturais e tons terrosos, pode obter uma decoração mais étnica. 


 


Atual e moderno


Perfeito para quem quer ares contemporâneos dentro de casa, o cinza é a cor da neutralidade e da estabilidade, da compostura, da solidez e da maturidade, por isso é frequentemente usado em escritórios e clínicas. A cor ganhou destaque na decoração de interiores com a popularização dos estilos industrial e escandinavo, que valorizam uma estética neutra. Despojada, também tem feito sucesso em propostas sofisticadas. A paleta de cinza vai do mais próximo do preto ao mais claro, quase branco, e combina com tudo, de tons mais claros e neutros aos mais vibrantes e escuros. Ou seja, a cor perfeita para quem quer acertar em cheio e arrasar na decoração. Para uma proposta elegante, o ideal é combinar a cor com elementos pretos ou brancos, assim você consegue deixar os espaços mais neutros e com estilo atemporal. Agora, se a ideia é impactar, a junção de cinza com cores vibrantes como vermelho, pink, amarelo e azul, é o ideal. A aplicação do cinza pode ser em qualquer ambiente da casa, do quarto à cozinha, em uma das paredes ou investindo em um elemento de destaque, como tapete ou sofá.


 


Independente do seu estilo, as tendências de cores no décor de 2022 tem tudo para trazer mais harmonia, tranquilidade, amorosidade, estabilidade e outros sentimentos nobres. E então, vamos pôr a mão na massa?