Transformar a decoração durante a estação mais quente do ano é uma das formas de ambientar o clima da sua casa com mais leveza, luz e frescor. O importante é ficar de olho nas cores utilizadas, texturas e temáticas dos elementos decorativos, para se inspirar no que o clima tropical tem de melhor. A Karsten separou algumas dicas simples e fáceis para deixar sua casa com aquele gostinho de brisa de verão:


1- Tons pastéis para tapetes e cortinas


O primeiro passo é alterar as principais cores do ambiente, que tem o poder de transformar o espaço em segundos. Tapetes e cortinas são os principais panos de fundo de qualquer composição de interiores. Para um clima de verão, o segredo é apostar em tons pastéis, desde o terracota até o areia, tudo que evoque o contato com a terra e o vento. Recomenda-se que as cortinas sigam a mesma cor dos tapetes ou possuam tons mais claros, para não contrastar na composição.


2- Leveza com vidros e espelhos


O sentimento de estar em um espaço aberto é um dos prazeres indescritíveis dessa estação, mas como trazer isso para um ambiente fechado? O segredo é apostar em vidros e espelhos. Essas peças, por possuírem superfícies transparentes, criam a impressão de um ambiente maior e mais iluminado. É comum pensar nos tradicionais vasos de cristal e mesas espelhadas, mas é possível misturar algumas texturas e objetos: pequenos jarros com areias de praia que você já visitou, um espelho enfeitado com conchas, pequenas garrafas com barco em miniatura. O importante é utilizar elementos que não criem barreiras opacas dentro do ambiente.


3- Paredes claras, ambiente iluminado


A importância da luz deve ter a atenção redobrada no verão: um ambiente iluminado pode ajudar a melhorar até o humor. Lembrar tons terrosos mais claros, como o tecido de parede Olympo Bege, é uma boa pedida para poder usar outras cores e texturas no ambiente para contraste. Uma opção interessante também é trazer cores que, mesmo claras, lembrem de mais espaços de verão, como o azul do tecido Flor de Liz para evocar o mar. Para os mais ousados, também é possível trazer a força das plantas para sua casa, o tecido Jardim Vertical cria uma textura de folhagens na sua sala, sem deixar o ambiente escuro.



Tecido Karsten Decor Wall Decor - Olympo Bege



Tecido Karsten Decor Wall Decor - Flor de Liz



Tecido Karsten Decor Wall Decor -  Jardim Vertical


4- Trama de inspiração


O conforto do verão também vem de seus elementos de descanso: as almofadas. Ótimas aliadas na hora de criar um splash de cor no ambiente, elas podem conter múltiplas texturas para complementar, contrastar e compor um foco de atenção na sala. As estampas texturizadas trazem uma pista de vários locais com o sol de protagonista, como o Zigzag Terracota, com uma inspiração mais étnica e desértica, o Sereno Gengibre, que lembra as rochas costeiras, e o Orvalho Mel, que dá aquele sentimento de areia de praia. Para aqueles que têm medo de como fazer uma combinação, o truque é selecionar tons parecidos, mas com estampas diferentes.



Tecido Karsten Decor Tramê - Zigzag Terracota



Tecido Karsten Decor Tramê - Sereno Gengibre



Tecido Karsten Decor Tramê - Orvalho Mel


5- Plantas e água


O toque final em qualquer decoração de verão é trazer a natureza para dentro de casa. As folhagens podem ser grandes, como a costela-de-adão, ou pequenas, como as suculentas, queridinhas por sua forte presença e baixa manutenção. Não existe receita pronta de qual tipo de planta deve estar presente, o importante é sempre entender suas necessidades, como quantidade de luz, frequência de cuidado, e até qual altura ou comprimento ela pode alcançar. Trazer o elemento da água é interessante também para quebrar a seriedade. Uma fonte de água cria sons calmantes que podem ser apreciados, um aquário cria um movimento com os diferentes tipos de peixes ornamentais e umidificadores de ar ajudam a manter o ambiente sempre fresco.