É muito comum que filhos aprendam a se barbear com os próprios pais, apenas repetindo o ritual que foram ensinados, sem adicionar nenhum cuidado extra. Muitos homens, inclusive, acreditam que para ter uma barba de respeito é necessário dedicar tempo demais para manter os fios bem aparados. Conhece alguém assim? 


No entanto, ter uma barba sempre bem cuidada e alinhada é mais fácil do que parece, por isso separamos quatro truques infalíveis, afinal de contas, a pele do rosto é sensível e merece uma atenção especial. E se você não entende nada do assunto, não se preocupe, com essas dicas é fácil criar novos hábitos no dia a dia para manter uma barba sempre arrumada.


 


1 - Aposte em sabonetes para hidratar a pele e diminuir a oleosidade



Antes mesmo de fazê-la ou apará-la, é importante fazer a limpeza e evitar qualquer tipo de desconforto como irritação e pelos encravados. A água quente facilita a abertura dos poros e diminui o atrito com a lâmina, enquanto a utilização de sabonetes, por sua característica hidratante, evitam que a pele fique oleosa ou ressecada. 


Outro cuidado importante é a esfoliação da pele, que remove as células mortas e evita a descamação. O esfoliante pode ser utilizado com a ajuda de uma bucha vegetal ou ser espalhado com as mãos, ativando a circulação sanguínea e auxiliando no fortalecimento e crescimento dos fios.


 


2 - Modeladores reduzem o volume e alinham os fios rebeldes



Os fios de uma barba crescem em velocidades diferentes, dando um aspecto bagunçado e desgrenhado, caso ela não seja aparada. Por isso, um bom modelador é importante para uma aparência mais ordenada, sem passar a impressão de descuido. Ele também tem função hidratante e evita que os fios fiquem duros e ressecados. 


Por ter uma função finalizadora, o modelador deve ser utilizado após a barba ser  escovada e penteada. A forma correta de ser utilizado é colocar uma pequena quantidade na palma da mão, do tamanho de uma moeda, espalhá-lo na ponta dos dedos e passá-lo por toda a barba, modelando de acordo com o formato desejado.


 


3 - Shampoo e condicionador específicos para barba são os melhores aliados



Foi isso mesmo que você leu! Se você achava que shampoo era apenas para os cabelos, saiba que também há tipos específicos que são usados na barba. É importante enfatizar que não se deve utilizar o shampoo para cabelo na barba, pois os fios de cabelos são diferentes dos pelos da barba e da pele do rosto, então os produtos de grooming são feitos de acordo com estas características. A barba deve ser lavada diariamente para remover os resíduos de sujeira e a oleosidade existentes nos fios. O shampoo pode vir em forma líquida, assim como os tradicionais, ou em barra. Já o condicionador, que tem função de desembaraçar e hidratar, pode ser utilizado de duas a três vezes por semana.


 


4 - Nunca dispense a boa e velha espuma de barbear



Por mais óbvio que seja, ainda há quem faça a barba debaixo do chuveiro sem utilizar a tradicional espuma de barbear. Ela tem a função de deixar a pele macia e  minimizar o atrito entre a pele e a lâmina, que passa com mais facilidade, diminuindo o risco de cortes. É recomendado que, depois de espalhá-la pelo rosto, seja esperado três minutos antes de passar a lâmina, assim o pelo amolecerá, facilitando o processo de remoção. É bom lembrar que há diferença entre espuma e creme. O primeiro já está pronto para ser utilizado, enquanto o segundo, que vem em forma de pasta, precisa ser misturado em água com um pincel para então aplicar no rosto. 


 


5 - Lembre-se da toalha!



Garantir que o rosto fique devidamente seco após fazer a barba é importante para prevenir a proliferação de fungos e bactérias que podem causar problemas dermatológicos. Por isso, uma toalha com máxima absorção é essencial para esse momento, fazendo com que a finalização fique perfeita. A Lumina, toalha Karsten com tecnologia Unika, garante absorção e maciez, deixando o rosto seco sem agredir a pele.


 


Em resumo


Como você pode perceber, cuidar da barba requer paciência para que ela fique com um aspecto saudável e bonito, mas não pense que é necessário de muito tempo para isso, manter o pelo facial saudável leva menos de cinco minutos por dia. 


Uma última dica para manter o corte sempre em dia, são os planos nas barbearias, ideais para quem não tem muita paciência para se barbear em casa, mas sempre quis ter uma barba de respeito. Existem combos que incluem corte de cabelos e outros serviços, pode ser mensal ou mesmo semanal, e como a manutenção é feita com frequência, diminui o tempo na cadeira do barbeiro. 


Independente de quais truques você se identifica melhor, o importante aqui é manter a elegância e estar sempre com a barba alinhada.