O sonho dos amantes de produtividade é ter o seu próprio home office, um lugar desenhado especialmente para atender as necessidades básicas de concentração, organização e criatividade. Montar seu próprio escritório pode parecer uma ideia exagerada, um desejo que vai necessitar de um alto investimento financeiro e bastante espaço. No entanto, a verdade é que, com um pouco de criatividade e as dicas certas, é possível construir um belo espaço. Vamos colocar em prática? 


Espaço 


Procurar o espaço ideal para seu escritório pode não ser tão simples assim. Para quem vive a realidade dos ambientes limitados, o ideal é utilizar uma das paredes da sala ou do quarto, aquele que tiver mais espaço, e construir uma mesa estilo bancada, mais estreita na largura, porém longa no comprimento. 


Mesas 


Mesas prontas costumam ser um pouco mais caras. Porém, construir sua própria mesa é bem simples e dá um toque todo especial ao ambiente. Em lojas de decoração e materiais de construção é possível encontrar cavaletes de madeira ou metal prontos para o uso. A bancada você pode optar por vidro ou uma tábua que poderá ser cortada exatamente na medida que você precisa e tem disponível. 


Paletes 


Paletes são um coringa da decoração moderna. É possível fazer uma infinidade de coisas com essa estruturas de madeira. O custo é bem reduzido e as possibilidades são inúmeras. É possível montar desde camas, sofás e mesas até decorações mais complexas como painéis. 


Cadeiras 


Este é provavelmente um dos itens mais difíceis de se burlar em um home office. Uma escolha errada e desconfortável pode arruinar completamente sua produtividade. Para aqueles que procuram mais conforto e mobilidade, cadeiras com rodinhas e apoio de braços são uma boa opção. 


Iluminação 


iluminação tem um papel bem importante no ambiente. Dependendo da luz, podemos sentir sono, preguiça ou dificuldades de concentração. Portanto, tente aproveitar a luz natural, mas cuidado para não acabar criando reflexo ou sombra demais em sua mesa. Observe os ângulos onde a luz entra e tente se planejar para aproveitar o máximo de luz ao longo do dia. 


Quadros de escrever 


Quadros possuem infinitas utilidades, desde organizar tarefas e auxiliar na explicação de ideias para outras pessoas até espaço para brainstorm e processamento de ideias. A mente flui melhor e mais livre quando podemos abusar criativamente do espaço. 


Decoração 


Decorar faz parte do processo e pode ser a etapa mais divertida. Aqui é onde o espaço ganha personalidade e se conecta com você. Um escritório é um ambiente de concentração. Tudo que está ali dentro deve contribuir para harmonia do lugar, caso contrário, serão apenas elementos de distração. A dica para evitar este problema é utilizar uma decoração que seja prática e funcional, utilizando elementos que aumentem a produtividade como forma de ilustrar seu espaço. 


Tecidos para parede 


Tecido para parede é uma solução simples e rápida para mudar o ambiente. Existem dos mais diversos modelos, com cores, texturas e temáticas. Para quem gosta de um visual mais rústico, texturas de tijolos expostos podem compor ambientes bem aconchegantes. A Karsten tem muitas opções da coleção Wall Decor que é própria para aplicação em paredes.  


Lembre-se: Ambientes lindos em fotos podem trazer elementos que não são tão confortáveis, que foram planejados para ganho estético, mas não servem para muitas horas semanais de trabalho. Portanto, é sempre necessário lembrar que todos possuem necessidades diferentes e que, ao criar um espaço de trabalho, cada detalhe pessoal deve ser levado em consideração