Que tal ter um espaço em casa para seus momentos de reflexão e tranquilidade, onde você pode recarregar suas energias mentais e físicas? Aquele lugar onde você encontra paz e sensação de bem-estar, seja meditando, praticando yoga ou qualquer outra atividade que leve você para dentro do seu eu interior e o ajude a ser uma pessoa melhor, todos os dias!


A meditação é uma prática que tem poder curador e transformador, é o momento de se conectar com o que há de mais profundo dentro da gente. Estudos comprovam que meditar todos os dias pode mudar a maneira como o cérebro funciona, nos tornando mais presentes no agora, trazendo entendimento a questões existenciais, familiares e, principalmente, traz conhecimento sobre nós mesmos e nosso próprio corpo. 


Se você ainda não é adepto dessa prática, o primeiro passo é criar uma rotina, mas para isso você precisa ter um cantinho especial, um lugar acessível e tranquilo, para transformá-lo no seu templo sagrado. 


 


O espaço


Escolha onde vai montar seu cantinho com o coração, é importante que esse local seja um ambiente que lhe traga paz, onde se sinta confortável e alegre. Prefira um lugar com iluminação natural, pois melhora o humor, ou, se tiver um ambiente com vista para a natureza, mar ou pôr-do-sol, também são ótimas opções. Considere também espaços ao ar livre, como varandas, jardins ou até mesmo o quintal, o importante é um local onde possa relaxar a mente e o corpo. 


 


A decoração


Como este é um lugar onde você vai passar um tempo em busca de relaxamento e autoconhecimento, pode colorir as paredes com tonalidades que tragam essas sensações e o ajudem no seu objetivo. Na hora de escolher, procure tons que afetem o seu humor positivamente, as cores que transmitem calma, tranquilidade, paz e boas energias são: violeta, que encoraja a contemplação e meditação; rosa pálido, que traz paz, amor e cumplicidade; e azul, um clássico para acalmar a mente e trazer serenidade e concentração. 


Além das cores, dê seu toque pessoal, insira no ambiente elementos que remetam a espiritualidade e ao autoconhecimento. Podem ser sinos de vento, filtros do sonho, cristais, estátuas, pedras, amuletos, livros ou obras de arte. Coloque elementos naturais no seu espaço, a natureza por si só já proporciona as sensações de harmonia que queremos para aquele cantinho, como samambaias, vasinhos com flores e arranjos, até mesmo uma fonte com água corrente, que é super bem-vinda. 


 


Sons e aromas


Transforme esse ambiente no seu templo, abuse de aromas e sons na hora da meditação ou dos exercícios. Eles devem ser relaxantes, o ideal são frequências de sons que inspiram estabilidade emocional, cura, tranquilidade e paz no coração. Mas não há regra, escolha o som que ache reconfortante para esse momento de interiorização. Os aromas também dão um toque especial, abuse de incensos, velas e infusões com óleos essenciais: lavanda, camomila e hortelã tem poderes reais para acalmar a alma, a mente e o corpo. A aromaterapia é uma cura auxiliar que, de acordo com os adeptos, estimula a função cerebral para restaurar disfunções, em que alguns estudos demonstram que ela ativa o sistema imunológico, alivia dores musculares e reduz ou elimina o estresse.


 


Na hora de criar seu espaço zen, o mais importante é que tenha elementos que lhe façam bem e proporcionem sensações agradáveis como amor, equilíbrio, aterramento (pés no chão), aconchego e o inspire a descobrir o que há de mais precioso dentro de você: a paz interior e o autoconhecimento. Só assim conseguimos ser pessoas melhores a cada dia e irradiar isso para o mundo.