O ano de 2021 está chegando e é hora de começar a pensar sobre quais são as energias que você deseja para os próximos 365 dias. Sorte na carreira profissional? Mais amor e sabedoria? Saúde e prosperidade? Está na hora de preparar o espaço para a chegada dessas e de muitas outras.


Imagine que a sua casa é um lar para as boas vibrações. Quando elas encontram um local acolhedor, se instalam e fazem morada. No entanto, se a casa não for agradável de forma energética, elas seguem viagem para outros lugares. O maior vilão para espantar as “boas novas” são o excesso de sujeira, bagunça, pensamentos negativos, brigas, raiva e inveja.


Portanto, preparar a sua casa para o ano novo é uma forma de transformar o ambiente para atrair as dádivas que irão te acompanhar e te proteger ao longo do ano. Também é uma maneira de remover os ares densos do velho ano e abrir espaço para as mudanças benéficas e desejáveis.


Separamos algumas dicas bem valiosas para você renovar os ares e dar as boas-vindas a 2021 da melhor maneira possível.



  1. Organize os armários: tire tudo o que tem dentro e devolva para apenas o que você, de fato, usa. Sabe aquela calça que está “parada” há 6 meses? Doe. Aquelas caixas de sapatos que você acumula para “caso precise”? Reutilize e use-as como organizadores. Blusas manchadas, roupas íntimas furadas ou antigas, sapatos que você não usa há um tempo, pijamas… analise item por item e só deixe no armário aquilo que têm utilidade para você e que estão em bom estado de uso.                                                                                                                           

  2. Dê uma geral na cozinha: essa arrumação toda também deve se estender aos armários da cozinha. Realizou seu sonho e comprou aquele jogo de panelas novo? Doe as antigas que ainda estão boas. Aproveite esse momento para limpar as estantes e tirar a gordura que se acumula. Doe os alimentos não perecíveis que você não vai consumir, jogue fora os temperos que não estão mais na validade e passe pra frente também os eletrodomésticos e louças que você não usa.                                                                                                                             

  3. Dê adeus às papeladas: elimine papéis, jornais e revistas antigas que você nunca mais utilizou. Organize suas canetas – sim, teste uma por uma e fique só com as que funcionam –, seus clipes de papel e tudo o mais que você tem. Dê fim aos cabos que não têm utilidade e descarte pilhas e baterias em local adequado. É bom lembrar que é preciso manter alguns comprovantes de pagamento por tempo determinado. Tributos como IPTU, IPVA, declaração de Imposto de Renda devem ser mantidos por 5 anos. Contas de água, luz, gás e cartão de crédito também podem ser guardadas por 5 anos, mas se você tiver uma certidão anual de quitação em mãos, pode descartá-las.                                                                                                                                                               

  4. Organize as maquiagens e cosméticos: é importante verificar o prazo de validade de suas maquiagens. Sabe aquele tubo de base especial que já acabou, mas você ainda tenta usar? Pode dar “tchau” também. Se tiver produtos repetidos, doe-os! Os esmaltes também merecem atenção. Shampoos e condicionadores velhos sem uso, elásticos de cabelo que já perderam a elasticidade, aquela escova de dente que já está lá mais tempo do que deveria, a máscara capilar que está “fazendo aniversário” no seu banheiro há meses, as máscaras faciais que você jurou que iria usar todos os dias, mas nunca usou…Jogue esses itens fora ou passe o que for utilizável para alguém que possa aproveitá-los.                                                                                                                                                 

  5. Limpe a caixinha de remédios: sabe aquela caixinha de remédios que tem de tudo um pouco? Pois é, está na hora de fazer uma bela limpeza nela. Veja o prazo de validade dos medicamentos que lá se encontram e descarte-os em local adequado.                                                                                                                                                          

  6. Espalhe flores e fragrâncias: decorar a casa com plantas e flores propicia diversos benefícios. Além de deixarem qualquer local mais colorido, bonito e fresco, elas são umidificadores e purificantes naturais, podendo aliviar o cansaço nos olhos e até mesmo minimizar algumas alergias. Escolha as de sua preferência e cultive-as no seu lar. Aposte nos aromatizadores de ambiente, sprays e velas para ter uma casa perfumada. A aromaterapia é um excelente caminho para quem deseja atrair bons fluídos e deixar o clima muito mais leve e acolhedor. Ela é tão funcional, que melhora o ambiente e até mesmo o humor das pessoas.


Gostou das dicas para preparar a sua casa e a sua vida para começar o novo ano com o pé direito? Renove-se!