Natal chegando, árvore montada com enfeites, pisca-pisca e muito brilho. Embaixo dela há um lugar reservado para os tão aguardados presentes, para a família e os amigos. O cuidado com a decoração da mesa, o posicionamento de cada prato, as louças - que muitas vezes são usadas só nesta época do ano - também são elementos que marcam a data. Cenário ideal para a construção de memórias afetivas consistentes para os pequenos, além do fortalecimento dos laços familiares.


Criar uma atmosfera propícia e envolver as crianças em cada momento é muito valoroso. Além dos mimos recebidos, compor um ambiente bonito para o Natal traz para dentro de casa toda a magia que a data carrega. Obviamente os presentes são muito aguardados, no entanto, o que de fato é importante para as crianças nesta época do ano? O que elas têm a nos ensinar? 


Muitas vezes, o que pode ser significativo para os pequenos é estar com toda a família ao redor de uma mesa farta e com aquele cheirinho de Natal. É o fazer junto, incluir as crianças na produção de uma receita especial, é poder se unir e celebrar a vida com as pessoas que realmente importam. É reunir quem está afastado, é rever aquele tio que mora longe, é se envolver em um abraço gostoso dos avós, é brincar com os primos até cansar, é fazer sorrisos surgirem com a inocência da infância.


Elas nos ensinam que ansiedade faz parte nesta época: pode ser pelo brinquedo que sonhou o ano inteiro, pelo irmãozinho que está por chegar, pela casa nova ou, simplesmente, porque no Natal ficamos mais sensibilizados e amorosos. Observar essa festividade pelos olhos de uma criança nos permite perceber o amor envolvido e resgatar das nossas próprias memórias o sentimento de afeto que vivemos quando éramos pequenos.


O espírito do Natal realmente nos invade e traz sentimentos profundos que foram formados lá na infância, criados pelos detalhes e lembranças que compartilhamos, muitas vezes, em uma única noite do ano. Para as crianças, o Natal é a época do abraço, do amor ao próximo e, principalmente, da importância de estar junto de quem amamos e eternizar esse momento.