Mais um Natal está se aproximando. E se você, assim como boa parte das pessoas, só se dá conta de quanto o tempo passou rápido quando está prestes a começar dezembro, o calendário do advento é uma excelente ideia para tirar um pouco o pé do acelerador e valorizar os pequenos detalhes em família. Ele incentiva o espírito natalino, a união entre a família e é uma ótima forma de ajudar as crianças a driblar a ansiedade das comemorações de fim de ano, além de entender o verdadeiro significado da data.


Para as crianças, aguardar a chegada do Natal é bastante prazeroso, mas pode ser um período de ansiedade até a entrega dos presentes. Para ajudar a mudar esse foco no consumo e vivenciar com alegria e muito significado, podemos montar um calendário do advento.


Esse período que antecede o Natal é chamado de Advento, uma palavra que significa “chegada de alguém”. Trata-se, portanto, de um tempo de preparação – seja ele com o seu significado cristão ou um momento especial para reunir a família. O calendário do advento surgiu entre os luteranos alemães, que costumavam marcar, com um risco de giz na porta ou acendendo uma vela por dia, por exemplo, os 24 dias que antecedem o Natal.


Nos dias de hoje, o calendário pode ser produzido com materiais que você tem em casa, de forma simples e prática. Envelopes vazios, saquinhos de papel, de tecido, copos de papel, embalagens natalinas antigas, detalhes de decoração de Natal, recortes de revistas, de tecidos: tudo isso pode ser utilizado para criá-lo. O que importa é curtir, em família, pequenas doses diárias de se “fazer o bem” e estreitar os vínculos de afeto.


O calendário do advento vai do dia 1º ao 25 de dezembro. Para isso, chame as crianças e separe 25 recipientes para guardar as atividades. Decore cada um deles com o dia do mês na frente: 1º, 2, 3, 4, 5….até 25. Em cada recipiente, coloque uma sugestão de atividade para ser executada por dia com as crianças. Algumas ideias que podem aparecer como sugestão são: ouvir uma história de Natal, montar um piquenique perto da árvore de Natal, separar brinquedos para doação, levar um doce de Natal para um vizinho, cantar uma música de Natal com a família, perguntar para a mamãe e/ou o papai como era o Natal deles quando crianças… e por aí vai.


A intenção com as sugestões de atividades é focar nos encontros e na convivência. A gente se perde tanto na rotina, nos distanciamos por conta dos compromissos, das inúmeras funções, das telas. O momento se torna um convite para desacelerar e nos reaproximarmos daqueles que mais amamos. Olhar nos olhos, escutar atentamente, contar histórias, dividir, multiplicar, repartir, agradecer, brincar, distribuir afetos. Valorizar este tempo junto tão precioso, que fortalece o vínculo e cria as preciosas memórias afetivas da infância de nossos filhos.