Para quem é antenado com assuntos de moda e decoração já sabe que a cor para 2022 é o violeta “Very Peri”. Para o Instituto de Cores Pantone, referência internacional em consultoria cromático, a cor traz calma, tranquilidade, relaxamento do corpo e da mente, ajuda a limpar pensamentos obsessivos e destrutivos, além de auxiliar em processos de culpa, também está atrelada a uma atitude jovial e uma presença dinâmica que encoraja expressões criativos e imaginativas.


Além da cor estar presente nas roupas e acessórios, ela também vai ganhar espaço no mundo da arquitetura e decoração. Se você está em dúvida sobre como trazer a cor para dentro de casa, continue lendo o blog de hoje:


A base vermelha no subtom da cor traz uma atitude dinâmica recheada de emoções fortes, como espiritualidade e alegria, enquanto o azul no sobretom traz criatividade e coragem, através de estudos de psicologia das cortes. Trazer essa informação cromática para a casa não é tão difícil ou trabalhoso quanto parece, basta priorizar qual a extensão que você deseja imergir o ambiente na tendência. Vamos ver?


 


Paredes


A solução mais prática, rápida e simples, é transformar um ambiente pintando as paredes. O efeito da cor no espaço é instantâneo, mudando a percepção de destaque dos outros elementos, como móveis e itens de decoração. O ideal é que o ambiente possua móveis em cores neutras (branco, preto e tons terrosos), ou texturas diferentes que complementam essa nova repaginação, como madeira, metal e vidro, para que as peças principais não acabem brigando com o tom e possam ser modificadas de forma fácil para coordenar a decoração, com novos estofamentos ou pinturas.


Ah, se você tem receio de uma pintura completa, também vale utilizar o truque de pintar apenas uma parede, ou um canto específico do ambiente, para trazer esse destaque de cor sem precisar de muitas alterações.


 


Almofadas e mantas


Para aqueles que preferem não se arriscar com a pintura das paredes, é possível trazer a energia do violeta por meio dos itens do ambiente. Para uma presença marcante, mantas e almofadas trazem aquele splash de cor para que o tom tenha um destaque próprio. Aqui também é possível brincar com texturas lisas, acetinadas, rústicas, tramas, etc. O ideal é que sejam peças que tragam a energia do violeta avermelhado para o ambiente e o seu campo visual.


 


Itens decorativos e utensílios


Itens de decoração, como vasos, centros de mesa, castiçais, enfim, tudo o que dá aquele toque final ao ambiente podem utilizar a nova cromática e trazer alegria ao ambiente. Para a lida no dia a dia, utensílios divertidos como talheres com cabos coloridos, porta-panelas, aventais, etc. Se for possível repaginar e manter os principais elementos, melhor ainda: uma nova pintura na prateleira de livros, utilizar um novo cordão nas cortinas, ou até mesmo reutilizar alguma louça guardada com tons que combinam com esse novo ambiente.


 


Jogos de cama, mesa e banho


Para poder sempre trocar, ou misturar, nada melhor do que utilizar diferentes jogos de cama, mesa e banho. A praticidade de poderem ser trocados diariamente ou semanalmente ajuda na percepção de renovação do ambiente. Para trazer o encanto do violeta avermelhado, é possível utilizar jogos de todos os tipos, como monocromáticos, cores análogas, complementares, enfim... a imaginação é o limite. Às vezes, inclusive, vale fazer esse test drive com os jogos para perceber como você reage à essa nova energia do ambiente, e a partir daí expandir a presença da cor para o restante da sua casa.


 


Independente de quanto “Very Peri” você queira trazer para o lar, vale lembrar que todas as cores despertam uma reação no nosso bem-estar. Esse ano de 2022 evoca um sentimento de esperança e tempos transformadores. Que tal abraçar essa nova perspectiva e repaginar o ninho para receber essa energia das cores? Com essas dicas, a transformação agora está com você!