Nesses últimos anos, vemos uma crescente representatividade feminina no meio cinematográfico, não somente na atuação, mas também nos campos técnicos e de direção. Entretanto, temos várias pérolas do cinema nesses últimos trinta anos que retratam histórias sobre empoderamento e perseverança, que desafiam paradigmas e mostram que ser mulher é algo muito além da representação clássica da fragilidade. Separamos algumas dicas de filmes que apresentam histórias de mulheres destemidas, fortes e sem papas na língua, para você curtir neste Mês Internacional da Mulher. Presenteie-se com esse momento de aconchego e curta no conforto da sua casa uma sessão de cine. 


Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento, 2000


Julia Roberts interpreta o papel de uma mãe de três filhos que trabalha em um pequeno escritório de advogados, constantemente subestimada. Após descobrir que a água de uma pequena cidade no deserto americano está contaminada, infectando a população com diversas doenças, ela convence seu chefe a permitir que ela investigue o caso e convença os moradores a tomarem uma posição contra a companhia responsável pela contaminação. A obra se dedica a mostrar que a capacidade de Erin não é focada em seus atributos físicos, mas sim na sua persistência e paixão pelo que faz.


Histórias Cruzadas, 2011


O filme, ambientado nos Estados Unidos durante a segregação racial dos anos 1960, Emma Stone como a jornalista Skeeter Phelan, e mostra seu relacionamento com duas empregadas negras de sua pequena cidade no Mississipi: Aibileen Clark, interpretada por Viola Davis, e Minny Jackson, por Octavia Spencer. Com o propósito de tornar público o racismo e o tratamento enfrentado por elas em seus trabalhos, ela causa um furor ao expor de forma anônima as histórias através da perspectiva das empregadas. O filme lida com a questão sobre o papel da mulher na sociedade americana, especialmente afrodescendentes, na época de luta pelos Direitos Civis.


Valente, 2012


A animação conta a história de Merida, uma jovem princesa criada desde sua infância para assumir as responsabilidades de sua mãe, a rainha, porém seu real sonho é poder cavalgar livre pela Escócia. Sendo envolvida em uma competição para escolher seu futuro marido, ela acaba pedindo ajuda a uma bruxa que transforma sua mãe em um urso. Para salvar a rainha, ela enfrenta uma série de desafios, acompanhada de seu arco e flecha. O filme questiona os tradicionais papéis femininos, especialmente o ideal de princesa, e é recomendado para toda a família.


O Clube das Desquitadas, 1996


Diane Keaton, Bette Midler e Goldie Hawn estrelam os papéis de Annie, Brenda e Elise, amigas de faculdade que tomaram rumos distintos na vida, mas tem um ponto em comum: todas acabaram se divorciando. Após a trágica morte de uma amiga em comum, também preterida pelo seu marido, elas decidem se unir para se vingar de seus ex-maridos. O filme une boas doses de risadas com o estigma enfrentado pelas mulheres divorciadas nos anos 1990.


As Sufragistas, 2015


Este drama de época acompanha a história do ativismo por trás do direito de voto feminino no Reino Unido no início do século XX. Um grupo de mulheres, com o propósito de lutar contra as leis sexistas da época, se une à Emmeline Pankhurst, interpretada por Meryl Streep, para desafiar o Estado com formas de manifestações mais radicais, em prol da igualdade de direitos. É uma obra histórica que traz à tona os desafios enfrentados pelas mulheres para terem seus direitos básicos de paridade conquistados.