Viajar no mundo da imaginação com os pequenos é fantástico e criar brinquedos com itens que você tem em casa pode ser uma ótima forma de fazer isso. Trouxemos uma lista bem divertida e repleta de brinquedos artesanais que estimulam a criatividade e rendem boas horas de muita animação em casa.  


Pinball caseiro 


Reaproveite uma caixa de papelão como as de cereal para fazer este brinquedo. É só cortar a parte da frente e fazer três tiras. Depois, use as tiras para fazer os andares que a bolinha vai cair quando a criança colocar no buraquinho de cima da caixa. É só colar com cola e esperar secar. Você pode reforçar a fixação colando com cola quente ou utilizando fita adesiva. 


Roda gigante de papelão


Utilize um prato para fazer o círculo da roda gigante em um papelão. Faça também o suporte que vai segurar a roda gigante com três papelões formando um triângulo. Depois, é só usar uma tachinha ou alfinete para prender o suporte no brinquedo. Decore como achar mais legal e use forminhas de festa para criar os assentos. 


Paraquedas de tecido


Para confeccionar esse brinquedo você vai precisar de tecido, tesoura, entretela, furador de tecido/papel, barbante (fio de lã, fio encerado), fita adesiva e um bonequinho de brinquedo. Comece cortando 4 barbantes em partes iguais, com aproximadamente 16 cm. Depois corte também o tecido em formato quadrado e aplique a entretela com o ferro de passar, seguindo as instruções do fabricante. A entretela é crucial para o paraquedas realmente  segurar o paraquedista de brinquedo no ar por mais tempo e, assim, amortecer a queda do brinquedo. Passe duas fitas adesivas na parte de dentro de cada extremidade do tecido. Depois você vai fazer o furo com o furador de tecido ou papel. Faça este procedimento das fitas para o tecido não desfiar. Em seguida, amarre cada um dos barbante em uma ponta. Depois faça dois nós, um em cada dupla de barbantes das extremidades. Faça isto para o balão se armar direito ao ser jogado do alto. Faça também mais um nó em cada dupla de barbantes ao final da extremidade do fio para poder colocar o brinquedo. Assim, você pode apoiar os braços do bonequinho de brinquedo. 


Super esponja para banho


Primeiro corte as esponjas que você providenciou em tiras. Depois, junte-as fazendo com que as cores fiquem intercaladas, caso você esteja fazendo com esponjas de duas cores diferentes. Em seguida passe a linha (fio dental ou náilon) por todas e amarre enrolando três ou mais vezes, fazendo com que as tiras fiquem bem amarradas e com um nó bem forte e apertado. Agora, é só moldar o brinquedinho, espalhando as tiras e fazendo com que fique com o formato de uma bolinha. 


E então, gostou das ideias? Esperamos que essas sugestões sejam úteis para você colocar em prática e brincar de forma divertida e consciente com as criançasutilizando brinquedos artesanais repletos de criatividade.