Saiba como escolher, harmonizar e compor estampas em ambientes de forma fácil e prática


Decorar o ambiente é um momento repleto de escolhas e formas de combinar elementos, mas uma dúvida sempre permanece: como acertar na composição? Utilizando tecidos estampados e lisos, é possível criar ambientes aconchegantes, convidativos e cheios de personalidade sem precisar quebrar a cabeça. A Karsten reuniu algumas dicas essenciais para ajudar você nesse processo de maneira simples e descomplicada:


CORES


Parte essencial do processo é definir primeiramente quais são as cores que combinam mais com sua personalidade. Elas vão ditar como o espaço vai ser composto, baseado na sua resposta emocional. Desde ambientes neutros, que transmitem calma, até cores mais vibrantes, cheias de energia, a cromática da composição vai influenciar na atmosfera do ambiente. Para não errar, as principais apostas são o ton sur ton, utilizando uma sobreposição de cores similares para criar um esquema monocromático, como no discreto padrão Astor Bege, coleção Wall Decor da Karsten Decor, e o ambiente com paleta neutra com alguns splashes de cor, criando áreas de foco que trazem riqueza à estampa.



O tom sobre tom ajuda a criar um ambiente harmonioso sem complicação


ESTAMPAS 


Com as cores predefinidas, chegou a hora de buscar as estampas ideais para o ambiente. Mas calma, não é preciso ficar assustado para criar um mix de estampa, é mais fácil do que você imagina. As duas opções certeiras são: misturar peças neutras com peças estampadas, dando um destaque especial para a estampa escolhida, ou misturar estampas diferentes (como as listras Ilhabela e florais Terrário Bege da Karsten Decor, por exemplo), desde que ambas façam parte da mesma paleta de cores.



Peças lisas, florais e listradas facilmente harmonizadas em paleta de cores


TEXTURAS


As texturas fazem parte do ambiente de diversas formas: paredes, móveis ou acessórios. Elas elevam a composição a um estágio sensorial, tanto no aspecto visual, quanto no toque. Um deck da piscina permite tons mais vivos, preferencialmente, enquanto um ambiente com móveis de madeira pede tons neutros e terrosos, como a Karsten Decor traz na coleção Tramê, com estampas de um trabalhado mais sóbrio, rústico e excelente para a sobreposição de diferentes tecidos. Na coleção o apelo é para as sensações que proporcionam bem estar. A composição com texturas também pode envolver pedras, plantas e espaços abertos, porém, tendo como base uma paleta de cor fixa e estampas que conversam entre si, a receita é de sucesso.



Texturas mais sóbrias dão oportunidade para uma variedade maior de sobreposição de tramas sem perder a harmonia


É preciso desmistificar a ideia de que compor um ambiente é algo complexo demais de ser feito. O fundamental é começar sempre pela paleta de cores, selecionar as estampas, criar um mix e coordená-las de acordo com a textura do ambiente. Não existe limite para os tipos e formas de combinar, se utilizar esses três pilares. Deixe sua imaginação fluir!