Administrar casa e filhos ao mesmo tempo é uma tarefa árdua para muitos. Tentar manter o ambiente organizado enquanto as crianças se divertem também é um desafio 


Porém, opções não faltam para se entreter. Para ajudar a conciliar brincadeiras e organização, temos algumas dicas que podem auxiliar nesse período e, inclusive, fazer parte de um planejamento semanal. Que tal? 



  • Escolha um espaço da casa para ser o ‘centro’ das brincadeiras. Pode ser a sala, o quarto das crianças, a sacada. O importante é utilizar esse local para espalhar os brinquedos e deixar os pequenos livres para usarem a imaginação. Para guardá-los, opte por cestos que facilitam na hora de organizar e são de fácil acesso para as crianças pegá-los. 

  • Leituras são ótimas aliadas para entreter as crianças e acalmá-las. Troque os smartphones por livros. Incentivar os pequenos a ler e participar desses momentos com eles é uma forma de aumentar o interesse pela leitura e tornar a prática mais divertida. 

  • Sessão de cinema em casa deixa qualquer criança muito contente. Traga os pequenos para perto, escolham juntos um filme ou série bem legal, prepare a pipoca, o brigadeiro e boa diversão.  

  • Que tal colocar a mão na massa? Escolha um período (pode ser de manhã, tarde ou noite) e todos para a cozinha :) Aqui vale a criatividade. Podem preparar um simples sanduíche, pizzas, tortas ou, ainda, o que mais agrada a sua família.  

  • Já que estamos em um período de isolamento social que nos impede de acampar ao ar livre, que tal montar uma barraca no meio da sala? Peças simples e básicas podem servir para criar esse ambiente, como cadeiras, lençóis e travesseiros. 

  • Outra dica que pode ser muito legal é reunir a família e criar uma peça de teatro. Fantasias podem ser confeccionadas em casa mesmo com itens que você já tem em casa. Use e abuse da imaginação e viaje nas histórias! 


Pronto, agora você tem algumas dicas para colocar em prática com a criançada e entretê-las neste período em casa. Ah, e lembre-se: para manter tudo organizado é bom deixar claro que: brincou, guardou!