Faltam poucos dias para o Natal chegar, você já pensou na ceia do grande dia? Os pratos, a decoração da mesa e do ambiente, tudo deve ser planejado com antecedência para evitar surpresas de última hora. Por isso, vamos trazer algumas dicas para você compor a atração principal da noite: a mesa do jantar de Natal.


A decoração de Natal não é apenas uma árvore, pisca-pisca e guirlanda. Se você é a anfitriã da noite especial, a sugestão é criar uma atmosfera típica da casa do Noel, afinal, nada mais acolhedor que um ambiente elaborado e uma mesa feita com carinho e atenção aos pequenos detalhes. Mas não se preocupe, organizamos algumas dicas rápidas e práticas para facilitar o trabalho. Vamos lá?!


Pense no ambiente como um todo


A ideia é criar um universo natalino na casa, então decore todos os ambientes onde os convidados vão circular. Acrescente elementos temáticos na sala, no lavabo e, claro, na sala de jantar. Use as cores a seu favor, você pode incluir almofadas, tapetes e objetos decorativos em tons de vermelho e verde, já o dourado e o prata dão um ar de elegância e sofisticação. No lavabo, toalhas temáticas e velas decorativas também ajudam a criar o clima de Natal. Como a ceia já é o elemento principal da sala de jantar, o ideal é compor somente a mesa com objetos natalinos, pois isso torna o ambiente requintado e discreto. 


Toalha ou trilho


A toalha de mesa pode ser opcional, você pode escolher em tons branco ou vermelho, que se destacam quando usada com louças adornadas ou coloridas. Já se preferir temas natalinos, pode compor a mesa com pratos em cores únicas, ressaltando  os detalhes da toalha para que tudo fique no clima da noite. Os trilho também são um diferencial para a ceia, pois mantém a naturalidade da mesa de forma elegante. Este item pode ser utilizado sozinho, deixando o material da mesa aparente e compor com sousplat para receber as louças, ou sobreposto à toalha lisa com cores e estampas temáticas. 


Louças


Como é uma noite especial de confraternização e um momento de proporcionar amorosidade aos convidados, as louças também devem ser diferenciadas. Copos, taças, pratos e talheres são peças marcantes em qualquer mesa de jantar. Para esta noite, não deve ser diferente, escolha um design moderno e que combine com você e a decoração. O truque é usar cores contrastantes para que as peças sobressaiam às utilizadas na mesa: se a toalha é clara, opte por louças vibrantes. Caso a mesa tenha tons em verde, use louças vermelhas, tudo para que cada objeto ganhe um destaque especial.


Jogos americanos ou sousplats


Um belo jogo americano ou sousplat realça a louça e demarca o lugar de cada convidado à mesa. São diversos modelos no mercado em cores e materiais. Jogos americanos, em tons que remetem ao natal, transmitem beleza, principalmente se composto com sousplat temático. Não existe regra, você pode optar por usar um ou outro ou, se preferir, os dois ao mesmo tempo, o importante é harmonizar cores e texturas.


Guardanapos


Trazer um guardanapo de tecido para a ocasião deixa o momento mais elegante. Podem ser temáticos ou lisos, adornados com laços, fitas, argolas ou, até mesmo, com galhos de ervas, como o alecrim - tempero símbolo de alegria e esperança. Para ficar tudo ainda mais no clima do Natal, existem dobras especiais possíveis de fazer com os guardanapos, como pequenas árvores, estrelas… enfim, aqui a criatividade está à prova. 


Elementos decorativos


É comum montar a ceia toda na mesa principal e colocar o tradicional peru de Natal no centro da mesma. Mas já pensou em deixá-la apenas com elementos decorativos e colocar os pratos em um aparador ao lado, onde todos possam servir à vontade, sem deixar a beleza de lado? Essa é uma ótima solução para ganhar espaço e garantir uma área livre para conversar com todos sem distração.


Você pode usar bolinhas natalinas espalhadas sobre a mesa, ou dentro de um recipiente de vidro, e complementar a decoração com estrelas. Ah, velas e castiçais em tamanhos diferentes podem ser uma opção para criar uma ideia de movimento e assimetria. Arranjos de flores também são uma ótima pedida, brincar com tons de vermelho e branco contribuem para um clima aconchegante e sofisticado para a data. As pinhas também não podem faltar! Espalhe algumas sobre a mesa. Elas são um verdadeiro símbolo do Natal, não tem erro.


O grande segredo para uma mesa bonita para a ceia de Natal, na verdade, é o amor que você, sua família e amigos vão compartilhar. São histórias que serão contadas e relembradas, confraternização e compartilhamento. Criar um ambiente aconchegante, elegante e com amor é o que vai fazer a diferença para que a conversa dure por horas. Aproveite esta noite da forma mais bonita possível!