Os dias estão cada vez mais agitados e o tempo das crianças em casa tem aumentado significativamente nos últimos meses. Com essa correria para driblar os afazeres diários, às vezes passa um pouco despercebido alguma tarefa que dá para incluir os pequenos. O ato de cozinhar é um deles. Você já pensou em convidar seu filho para prepararem juntos o almoço ou jantar? 


Levar as crianças para a cozinha pode tornar uma atividade que era doméstica, rotineira e automática, em um recreativo programa em família. Nutrir o corpo é só uma das vantagens de frequentar a cozinha. O pequeno chef exercita a paciência, porque precisa esperar algo ficar pronto, e pratica matemática ao calcular as medidas dos ingredientes, por exemplo.  


Receitas menos elaboradas podem ser a boa dica para iniciar essa introdução no ‘universo culinário infantil’. Que tal começar logo no lanche da manhã com uma saudável salada de frutas? Convide a crianças para lavar e descascar as frutas. Lembre-se do cuidado com utensílios pontiagudos e deixe-as bem longe do fogão.  


Na hora do almoço, um simples ovo mexido pode aguçar a criatividade dos pequenos. Preparar verduras e legumes também é uma boa opção, pois as crianças costumam ter um certo preconceito contra esses alimentos, então introduzi-las no processo de preparação pode fazer com que tenham mais vontade de prová-los. Procure criar algumas receitas mais atrativas com esses ingredientes, como uma torta de legumes ou um picolé de frutas. 


É claro que delegar alguma função para uma criança na cozinha requer atenção e muita paciência. O chão e as roupas vão sujar e nem sempre a destreza será a palavra de ordem no recinto. Só que o momento é único para você e seu filho, que terá a autoestima elevada por saber que você confia uma tarefa importante a ele. Além disso, a cumplicidade do trabalho em equipe vai unir ainda mais mãe, pai e filhos. 


Dica: mantenha a criança longe do fogão e de utensílios perigosos e mão na massa! Quebrar o ovo, separar, medir e misturar os ingredientes, ler a receita enquanto você cuida de outra etapa e montar um alimento, como uma pizza, antes de ir ao forno. Atividade é o que não falta. Aproveite o momento e, claro, divirta-se! 


Confira o passo a passo da receita de cookies: https://youtu.be/fVMS_jM4TYY ! Você e a criançada vão se divertir e se deliciar <3