A mesa posta de Natal faz toda a diferença para aqueles que gostam de pensar em cada detalhe durante as datas festivas. É uma opção charmosa e elegante para receber os familiares e amigos. Já no momento da ceia em si, sabe aquela expressão “comer com olhos”? Pois então, ela traz a sensação de que os pratos especiais estão ainda mais saborosos. Porém, pode até parecer que organizá-la é uma tarefa difícil, contudo você só vai precisar de um pouquinho de disposição, criatividade e, claro, muito amor! Mas, quais são as peças que você vai precisar para complementar o que já tem em casa e valorizar o mix and match da sua mesa na época mais linda do ano? Selecionamos algumas inspirações e dicas. Confira!


Capriche no centro da mesa


A ideia é que o centro da mesa chame a atenção e atraia todos os olhares por quem nela sentar. Nesse sentido vale um arranjo de flores, pinhas com bolas natalinas coloridas e velas.


Taças trazem requinte

As taças não podem ficar de fora de uma mesa posta de Natal. Se estiver na dúvida sobre o modelo que deve escolher, pense na harmonização preferida e lembre-se de que as taças de vinho, assim como as de água, são versáteis. Por outro lado, se a dúvida estiver na cor, leve em consideração que as peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos.


Guardanapos, um plus

Os fabricados em tecido, como algodão ou linho, por exemplo, remetem à sofisticação. Posicione-os no centro do prato. A Karsten traz algumas opções de guardanapos nas cores vermelho e branco que são versáteis e podem ser usados na Ceia de Natal para dar um plus à decoração da mesa.  


Louças e talheres

Pratos e talheres são outros itens que fazem toda a diferença na mesa, então capriche nos modelos que você irá usar. A dica é optar por louças com cores e detalhes que combinem com o restante da decoração.


Toalhas de mesa: usar ou não usar?


Usar toalhas de mesa depende de cada pessoa. Hoje em dia é mais comum encontrarmos nas mesas os famosos jogos americanos com um sousplat charmoso. A ideia na hora de decidir entre uma bela toalha ou apenas jogos americanos é: se você pretende enfeitar a mesa com muitos objetos, ficará melhor utilizar uma toalha branca para que o destaque fique nos objetos decorativos. Caso a sua mesa não tenha muita decoração, utilize uma toalha de mesa com estampa natalina.


Dica extra: invista nas cores tradicionais. Segundo a tradição, o vermelho é usado para representar o amor, o verde significa esperança e o dourado, generosidade e prosperidade.