Em muitos lares eles já são considerados membros da família, passeiam, viajam e dormem com os tutores. Inúmeras pesquisas já provaram que ter gato, cachorro ou qualquer outro animal de estimação em casa pode fazer bem para a saúde física e mental, pois o convívio com eles reduz o estresse e até mesmo a depressão, além de diminuir riscos de problemas cardiovasculares e a sensação de solidão. 


Para as crianças, principalmente com a pandemia, pode ser uma saída para ocupar o tempo livre, gastar o excesso de energia e melhorar o bem estar dos pequenos. Além disso, o convívio com os bichanos previne alergias em até 33%, e diminui o risco de asma e dermatites, isto porque o convívio “treina” o organismo a ter mais resistência à pêlos e poeiras, melhorando o sistema imunológico. 


Já para os adultos, o convívio com animais de estimação melhora potencialmente a qualidade de vida. Passeios ao ar livre e, ao menos, cinco minutos de brincadeiras com os pets elevam os níveis de hormônios que causam bem-estar e diminuem o estresse. Pesquisas também comprovam que ter um cachorro reduz a chance de desenvolvimento de doenças do coração, já que a carga de atividade física é elevada, o que gera redução na pressão arterial e diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos. 


A vantagem de ter um animalzinho para os idosos é ainda mais impactante. Estudos mostram que o afeto e consolo que eles podem dar aos seus tutores auxilia na superação do luto pela perda de um ente querido, melhora a autoestima, a depressão, a capacidade motora, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Além disso, promove maior socialização por parte do idoso, já que, ter um cachorro por exemplo, requer  passeios diários, fazendo com que o tutor conheça novas pessoas e interaja com os vizinhos. E tem mais: como brincar com um cachorrinho ou um gatinho aumenta as taxas de serotonina, consequentemente regula o sono, o humor, o apetite, diminui dores e ansiedade, e melhora o ânimo e a disposição. 


E uma dica boa: existem inúmeros abrigos onde você pode adotar cachorros e gatos com histórias de abandono, já que eles vão te fazer tão bem, porque não dar amor e carinho aos que mais precisam?


E aí, está convencido de que ter um pet em casa é mais que uma boa pedida? Agora é com você!