A Páscoa está chegando e a criançada fica eufórica com a data. Então, que tal envolver os pequenos de uma forma diferente nesta celebração? Uma tradição comum no Sul do Brasil, devido à colonização germânica e eslava, é a pintura de casquinhas de ovos. A milenar arte tem raízes em países como Alemanha e Ucrânia, onde ovos inteiros crus eram decorados com desenhos geométricos, cores variadas e figuras, por meio do desenho com cera e da imersão das cascas em tinturas.


Essa é uma ótima brincadeira para as crianças, pois elas se tornam artistas, podendo deixar a criatividade livre para se expressarem. Atualmente, a pintura é realizada com tinta guache, fácil de manusear e limpar, e as casquinhas são previamente esvaziadas para serem recheadas com amendoim açucarado. Vamos ao passo a passo?


 


Passo 1 


Primeiro é preciso escolher os ovos, que podem ser de galinha ou pata, dependendo do tamanho que preferir. Você pode usar uma agulha ou um palito para fazer o furinho na base do ovo do tamanho que deseja, extrair a clara e a gema, para depois lavá-los e deixar secar. Para ovos decorativos, quanto menor for a abertura, melhor. Já se for recheá-los, é melhor deixar um buraquinho maior para facilitar a colocação dos amendoins e não quebrar as bordinhas no manuseio. 


 


Passo 2


Aqui você pode usar técnicas diferentes conforme desejar. Uma das mais tradicionais é raspar os desenhos na casca e mergulhar em uma solução de água feita com suco de beterraba, cenoura ou açafrão, desta forma, o vinco feito na casca fica colorido. Também é possível colocar tiras coloridas de papel crepom na casca e deixar secar. Assim, o papel forma um desenho abstrato e cria uma textura diferente. No entanto, o preferido da criançada é a pintura! Você pode deixar várias cores de guache disponíveis, alguns pincéis e, inclusive, sugerir que os pequenos usem os próprios dedos para criar padrões e desenhos, livres para soltarem a imaginação. Depois disso, é necessário deixar a tinta secar bem para não borrar na hora do manuseio. 


 


Passo 3


Para rechear as casquinhas, você precisa dos seguintes ingredientes para fazer o amendoim açucarado: 



  • 1 pacote de amendoim (de 500g)

  • 2 xícaras (de chá) de açúcar

  • 1 xícara (de chá) de de água

  • 1/2 xícara (de chá) de chocolate em pó


 


Para preparar, misture a água, o açúcar e o chocolate em uma panela, mexa bem até dissolver tudo. Leve ao fogo até ferver, em seguida acrescente o amendoim e mexa de vez em quando. Quando a calda começar a engrossar, mexa bem até grudar todo o açúcar no amendoim, então, despeje em uma forma e leve ao forno médio por mais ou menos 10 minutos, ou até secar. Prontinho, agora é só esperar eles esfriarem para preparar as casquinhas. 


 


Passo 4


Em um recipiente grande, coloque o amendoim e segurando a casquinha, vá preenchendo as casquinhas. O truque de fazer em cima desse recipiente garante que os amendoins que caírem fora do buraco possam ser reaproveitados nas próximas. Tradicionalmente, os ovinhos eram selados com papel seda e uma cola feita de farinha ou clara de ovos, porém é possível facilitar o método utilizando tampinhas de brigadeiro e uma cola tenaz, passando somente na borda que fica em contato com a casca do ovo. Agora é só preparar uma linda cesta para presentear ou decorar a casa, de forma original. 


 


As pinturas das casquinhas geralmente são feitas dias antes da Páscoa e decoram a casa, trazendo a simbologia da fertilidade, da semente que contém a essência da vida. É um tipo de tradição passada de geração em geração que encanta a todos que recebem esse item decorado. Essa é uma forma de adultos e crianças se reunirem, compartilharem uma experiência mágica, aproveitando o momento especial para aproximar ainda mais a família.