A estação mais colorida do ano chegou e, com ela, as flores voltam a aparecer. Se você ama cuidar e cultivar plantinhas dentro de casa, prepare-se e mãos à obra para manter os vasos exuberantes. Agora é hora de decorar o ambiente e deixá-lo com o astral lá em cima. 


Selecionamos algumas dicas para ajudar a montar o espaço perfeito, anota aí: 


 


Escolhendo a espécie ideal


Nem toda flor se adapta ao local interno da casa ou apartamento, por isso, você deve avaliar a quantidade de luz natural e umidade do ambiente. Escolha espécies que aceitem as condições do local. As Violetas, Orquídeas, Bromélias e o Lírio da Paz são ótimas, pois não exigem tanta luz e extremo cuidado. 


 


Selecionando o vaso adequado


O vaso correto faz toda a diferença para o desenvolvimento das flores - eles precisam ser adequados às necessidades, isso inclui material, tamanho e drenagem. Os mais indicados são os de cerâmica, que mantém a umidade e trazem um aspecto rústico ao ambiente, e os vasos de plástico, que podem ser encontrados em diversas formas, tamanhos e são mais resistentes a quedas. 


 


Adubação


Além da terra fresca, o adubo é extremamente importante para que a espécie permaneça saudável. Existem diversas opções para você escolher, mas busque o que combine mais com a planta, seja industrial ou caseiro e, principalmente, que não cause mau odor. Há opções de adubo líquido que são rapidamente absorvidas pela terra e não deixam um cheiro perceptível, são fáceis de aplicar e práticos na hora de guardar.


 


Iluminação e temperatura


Não é novidade que flores precisam pegar um solzinho todo dia, portanto é necessário que você consiga posicioná-las em algum local estratégico para que consuma luz pelo menos uma vez ao dia. É importante manter os vasos em uma temperatura amena e deixá-los perto das janelas, tomando o cuidado de revezar a posição de cada um para que todas as plantas recebam a mesma quantidade de sol. Se mesmo assim você ainda tiver dificuldade de encontrar o spot ideal, é possível apostar em vasos suspensos, espelhos, ou até uma iluminação com LED.


 


Regando na hora certa


Fique atento: as plantas demonstram quando precisam de água, mas cada uma tem o tempo certo. A terra em que a muda estiver plantada deve se manter úmida, então coloque os dedos para conferir se está na hora de regá-la. Cuide para nunca deixá-la encharcada. A água deve ser sempre fresca e limpa, colocada perto da raiz. O ideal nesse caso é utilizar um borrifador, que possui um volume mais controlado de água a cada utilização e você pode dosar conforme a necessidade de cada planta.


 


E aí, gostou das dicas? Uma última sugestão: faça um rodízio com as flores, não tenha medo de substituir o local de cada uma para criar um ambiente diferente a cada semana. O charme de uma casa florida também envolve utilizar a beleza das flores para criar um mood especial. Agora que você já sabe como melhorar o bem estar do lar com essa atmosfera primaveril, é só começar!  Vamos lá?!