Com diversas possibilidades e várias tendências, repaginar o quarto das crianças pode ser uma tarefa tão desafiadora quanto decorar qualquer outro cômodo da casa. Mas redecorar, também, pode se transformar em uma grande brincadeira! As férias escolares estão chegando e este é um ótimo momento para trazer os pequenos ainda mais para perto, participando dessa repaginação junto com você. Quer saber como? Anote as dicas:


Antes de tudo, faça um planejamento

Antes de sair em busca de referências de decoração infantil, ou de partir para as compras, faça um planejamento bem detalhado. Busque entender quais são os gostos e inspirações, para compreender a individualidade de cada um. Crie um orçamento, organize uma lista com os itens essenciais do projeto – como os móveis e os brinquedos – e tenha em mente um estilo de decoração, que norteará as decisões de compra.


Quartos temáticos e lúdicos

Imagine um lugar fantástico, cercado de alegria e fantasia, onde princesas e heróis dividem espaço com criaturas mágicas, dinossauros... Poderia ser o cenário de um conto de fadas, mas também é a decoração de um quarto infantil dos sonhos. Inspirada no imaginário infantil, a decoração lúdica é um recurso interessante para explorar sensações, cores e texturas, criando um verdadeiro mundo à parte para diversão dos pequenos. Inclusive, você pode planejar um décor divertido para eles sem parecer tão infantil, mas que desperte a criatividade, utilizando formas e cores inusitadas. Para isso, aparadores coloridos, almofadas estampadas e quadros divertidos podem ajudar na composição criativa. Livre de amarras e clichês, os quartos devem ser um lugar que aguça a imaginação e estimula a criatividade das crianças que o ocupam. 



Monte um cantinho dos estudos

Independente da idade, criar um espaço para leitura e estudos nunca é demais. Vivemos em uma era digital, onde o entretenimento está limitado na tela dos nossos smartphones, então ter uma área onde a criança possa sentar, folhear um livro, desenhar, é mais do que essencial para ela explorar outros mundos fantásticos além dos pixels. Dessa forma, será possível incentivá-los a ter responsabilidade e o hábito de ler, pintar, escrever e estudar em casa. Crie nichos e prateleiras que possam organizar os livros e demais pertences, sempre pensando que tudo deve estar à mão dos pequenos. Vale também etiquetar cada nicho ou espaço com o nome de cada material para, também, estimular o senso de organização.


Repagine

Para dar uma repaginada rápida no espaço, basta mudar a cor ou textura dos elementos do quarto para dar um toque todo especial. Pergunte para a criançada qual é a cor favorita de cada um e se certifique de escolher um cantinho especial para essa tonalidade. Para renovar o tecido das poltronas ou cadeiras e trazer uma nova vida às paredes, a Karsten conta com uma variedade de tecidos para decoração Acquablock, que são impermeáveis e facilitam na hora da limpeza. Para dar cor às paredes, ao invés de colocar papel de parede, que tal você mesmo instalar os tecidos para decoração Wall Decor da Karsten? Há opções em tons lisos, vibrantes, pastel, estampados, enfim, para todos os gostos e orçamentos. E o melhor: são fáceis de substituir!



Mas o mais importante é que a criança se sinta à vontade para usufruir do espaço. Por isso, crie bons focos de iluminação, invista em cores agradáveis e móveis funcionais. Lembre-se sempre de pedir opinião aos seus filhos nessa escolha, afinal, o espaço precisa ter a cara deles. Brinquedos e demais adereços podem - e devem - fazer parte da decoração. 


Agora é com você, pegue um papel e uma caneta e dê asas à imaginação!