Um espaço organizado, confortável e propício para trabalhar, reflete diretamente na nossa produtividade, nos resultados e na nossa saúde mental, seja no home office ou no escritório. Manter o local de trabalho em boas condições ajuda a diminuir o estresse nas várias horas do dia em que você se dedica às tarefas profissionais. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre como organizar o ambiente de trabalho e manter a mente livre de distrações.


1. Organize o espaço


Primeiro você deve definir o que vai ficar em cima da sua mesa de trabalho. Procure manter apenas os objetos que serão necessários durante o horário de expediente, como agenda, canetas e papéis de anotações. Assim, você ganha dinamismo e praticidade na hora das tarefas e reuniões. Livre-se das coisas que possam desviar sua atenção, retirando do seu alcance tudo o que possa diminuir a sua dedicação e produção, como objetos pessoais. 


2. Faça uma lista de tarefas diárias


A segunda dica é manter sua agenda sempre atualizada. Seja física ou virtual, é importante que você anote todos os afazeres e compromissos do dia e da semana de trabalho. Alguns aplicativos e ferramentas digitais também podem auxiliar nessa organização, como Asana e Trello, que organizam as demandas e criam alertas automáticos pelo seu navegador ou aplicativo de celular. A organização é extremamente importante para que você otimize seu tempo e cumpra as suas entregas.


3. Utilize ferramentas para auxiliar na organização


O terceiro passo para a organização do seu ambiente de trabalho é buscar itens que facilitem as suas atividades. Materiais como post-it, marca-texto e caixas organizadoras mantém sua mesa e prioridades em ordem. Uma lousa ou planners diários e semanais para escrever as prioridades do dia ou da semana também são uma ótima pedida, pois mantém as tarefas sempre no campo de visão. Também é possível fixar um quadro magnético para reunir os bilhetes e avisos mais importantes. Esses recursos podem ajudar a achar informações e dados necessários de forma mais fácil e refletem diretamente na redução do estresse. 


4. Crie um espaço acolhedor para trabalhar


O quarto e último passo é “tranquilizar” seu espaço, ou seja, criar um ambiente onde você se sinta confortável para realizar todos os seus afazeres de forma calma. Tons pastel na decoração ajudam a trazer esse sentimento de aconchego e texturas naturais, como madeira e algodão, auxiliam na sensação de conforto e bem-estar, afinal, você deve passar entre 6 e 8 horas do dia no mesmo local e, muitas vezes, na mesma posição. Para manter uma postura adequada e evitar problemas à saúde, é essencial que você tenha uma cadeira confortável e uma mesa na altura correta. Caso seja possível, uma música ambiente tocando enquanto trabalha pode ajudar na concentração e não ceder à pressão de um dia intenso de tarefas. 


Pequenas coisas podem refletir na sua saúde mental e em um dia muito mais tranquilo e produtivo de trabalho. Esperamos que essas dicas possam ajudar na sua produtividade. E se você está buscando algumas inspirações para deixar o seu cantinho de trabalho ainda mais aconchegante, na loja virtual e nas lojas físicas da Karsten você encontra diversos produtos que podem ajudar na decoração e no conforto do seu ambiente.