O Natal vem chegando e, com ele, a decoração da nossa casa já foi renovada e ganhou adereços e cores natalinas. Além disso, as dicas de como montar uma mesa para receber a família também já estão anotadas. Mas, a data pede uma ceia completa, não é verdade?


Para ajudar, trouxemos três sugestões de dar água na boca que farão sucesso na ceia de Natal. Vamos colocar a mão na massa?


 


Entrada


Espetinhos são os aperitivos mais fáceis e rápidos de fazer. Além disso, decoram a mesa e são deliciosos. Nossa dica é o Espetinho Caprese com Presunto de Parma.


 


Ingredientes


100 g de azeitonas verdes sem caroço


100 g de presunto de parma


150 g de mussarela de búfala


20 g de manjericão fresco


5 col. de sopa de azeite extra virgem


2 un. de tomates pequenos


1 col. de chá de pimenta calabresa moída


Pimenta do reino


Sal


Palito de madeira para montar os espetinhos


 


Modo de preparo


Prepare todos os alimentos. Corte o queijo em cubos, as fatias de presunto parma ao meio e os tomates em pequenas rodelas. Em uma tigela misture o azeite com a pimenta calabresa, o sal e a pimenta do reino. Este será o tempo para os espetinhos. 


Agora é hora de montá-los: uma azeitona, uma fatia de tomate, um cubo de queijo mussarela e o presunto enrolado. Alterne os ingredientes com folhas de manjericão e repita até encher os espetinhos. No final, regue-o com o tempero e está pronto a servir!


 


Prato principal


Para quem quiser fugir do tradicional peru como prato principal da ceia natalina, uma excelente opção é o bacalhau. A nossa sugestão é Bacalhau cremoso com aspargos.


 


Ingredientes


1 posta de bacalhau demolhado


250 ml de azeite de oliva


100 g de aspargo em pedaços médios


100 g de ervilha


2 un. de batatas em rodelas


2 un. de ovos cozidos em rodelas


3 dentes de alho picados


Salsinha picada a gosto


Sal


 


Modo de preparo


Em uma frigideira, aqueça o azeite (em abundância) e doure o alho. Retire o alho e reserve. Leve as batatas temperadas com sal para dourar no azeite. Em seguida, coloque a posta de bacalhau e acrescente um pouco de água. Tampe a frigideira até cozinhar. Acrescente as ervilhas e volte a tampar a frigideira para terminar o cozimento. Retire a posta de bacalhau e acrescente na frigideira a salsinha e os aspargos. Sob a posta de bacalhau, coloque o alho reservado e sirva-o com a guarnição que está na frigideira com os ovos. Para acompanhar, arroz e salada são indispensáveis.


 


Sobremesa


Que tal usar um pouco de panetone para preparar uma sobremesa gelada bem gostosa para refrescar o Natal? A Torta de Panetone é um doce que combina muito bem com um dia quente de dezembro e super fácil de fazer.


 


Ingredientes


1 panetone


1 pote de sorvete de creme ou baunilha


1 pote de doce de leite pastoso


 


Modo de preparo


Para essa receita você vai precisar de uma forma de 18 cm com aro removível. Corte as fatias do panetone na horizontal e inicie a montagem. Comece com uma fatia relativamente grossa de panetone ao fundo. Intercale com uma camada de sorvete e outra de doce de leite. Crie as camadas até o topo da forma e finalize com sorvete de creme ou baunilha. Agora é só deixar no freezer ou congelador por, pelo menos, 24h. Horas antes de levar à mesa você pode finalizar a decoração com panetone triturado ou frutas secas.