O Dia dos Namorados vem se aproximando e a gente costuma ficar mais sensível e romântica (o). As ideias para o “grande” dia começam a reinar em nossa cabeça e tão logo serão colocadas em prática.


Para ajudar a surpreender o (a) amado (a), compartilhamos algumas dicas de como preparar um jantar bem romântico.


Uma entrada especial


Lembre-se de que o ideal é preparar um jantar mais leve, porém, com pratos deliciosos. Para começar a noite, que tal uma salada de folhas verdes e/ou bruschetas? Para incrementar a salada, você pode usar cogumelos e queijo gorgonzola, regando-a com um molho de vinagre balsâmico, molho de soja, um toque de pimenta e folhinhas de manjericão fresco.


Para as bruschetas, que são super fáceis e rápidas de preparar, nossa sugestão é fazê-las com tomates e manjericão. O principal é ter em mãos um bom pão italiano. A partir daí, pique folhas de manjericão. Para os tomates, retire a pele, remova as sementes e corte-os em cubos. Para que o tomate perca a água e fique com o sabor ainda mais intenso, coloque-os em um escorredor e salpique sal. Deixe repousar em média por 30 minutos no escorredor. Grelhe as fatias de pão ou asse-as no forno. Salpique sal e pimenta e, em seguida, regue-as com azeite de oliva. Tempere o tomate com azeite a gosto, junte 2 dentes de alho em pedaços (que deverão ser retirados antes de servir) e o manjericão fresco, a gosto. Deixe os tomates repousarem por mais 30 minutos. Disponha os tomates marinados sobre as fatias de pão, acrescente o queijo parmesão e sirva!


Prato principal harmonizado


Escolhemos uma opção de prato principal mais leve, à base de peixe, para tornar o jantar de vocês bem especial. A sugestão é o Salmão ao molho de manga que você pode conferir o passo a passo no nosso canal do YouTube. Papel e caneta na mão, vamos à receita!



Ingredientes


½ manga


100 gramas de gergelim preto e branco


400 gramas de salmão


1 limão taiti


Pimenta e sal a gosto


Azeite (para untar)



Modo de preparo


Regue o salmão com o suco do limão e tempere-o com as raspas. Adicione pimenta e sal. Adicione um pouco de azeite no refratário e utilize um pincel para espalhar. Coloque o salmão no gergelim e crie uma crosta. Disponha-os no refratário e leve-os ao forno aquecido a 180 ºC por 15 minutos. Para o molho de manga, coloque a fruta picada no liquidificador e adicione um pouco de água. Retire o salmão do forno, e sirva-o com o molho.


Para aqueles que têm dúvida na hora de combinar seus deliciosos pratos de salmão com o tipo ideal de vinho, saibam que existe a cultura de que vinhos brancos são os mais apropriados para serem degustados com peixes e que vinhos tintos devem ser saboreados com carnes vermelhas. Porém, podemos servir vinhos tintos com peixes sem medo, pois os molhos e os acompanhamentos dos pratos também indicarão quais vinhos serão mais ou menos apropriados. No caso do Salmão com molho de manga, harmoniza super bem com um Sauvignon Blanc, já que é perfeito para equilibrar as notas mais cítricas do prato com o corpo do vinho. Outra sugestão é optar por um vinho que ofereça sabores de frutas mais adocicadas, como por exemplo um Malbec Rosé.


Para fechar e adocicar a noite


Para a sobremesa, morangos com creme de leite e suspiros é uma ótima opção, fáceis de preparar e super atraentes. Seja criativo (a) e apresente a delícia em taças, bowls ou como preferir.


Ah, não se esqueça de investir na decoração. Para a mesa não precisa nada muito complexo. Use velas, taças, flores vermelhas e/ou brancas e libere a sua criatividade! E o mais importante: muito amor e harmonia!