Os animais precisam de cuidados especiais e também de um ambiente apropriado. Além de uma casinha ou caminha para o pet, é interessante lembrar que o design e a decoração da casa em geral podem - e devem - ser planejados com o objetivo de melhorar o bem-estar dos pets. 


Mas, o que seria bom para garantir a felicidade e a segurança dos bichinhos e ainda deixar a casa bonita e limpa? Veja dicas de como decorar com criatividade. 


Quanto maior o espaço, melhor. Seu pet precisa de espaço para se locomover dentro de casa, onde ele sempre irá buscar o local mais fresco para as muitas sonecas durante o dia.  


É necessário ter em mente que é impossível ter um pet em casa sem que haja, em algum momento, danos à decoração. Uma hora vai aparecer um sofá rasgado, um tapete com pelos ou um pé de cadeira mastigado, ainda mais quando filhotes. Portanto, esses “acidentes” devem ser considerados na hora de comprar móveis e acessórios. As poltronas e sofás ideais para casas com pets, por exemplo, são os com impermeabilização ou blindagem do tecido, além de tramas mais fechadas. Mantas são ótimas opções para camuflar esses “problemas”, além de fáceis de lavar. 


Alguns bichos têm o hábito de esfregar o corpo nas paredes. Nesse caso, pintar ou forrar com tecidos para parede as superfícies com cores mais escuras e com materiais que possam ser bem higienizados ajuda a disfarçar. Alguns exemplos são tintas acrílicas foscas ou acetinadas. 


Uma dica super legal é brincar com a decoração dos ambientes por meio de elementos que evidenciem seu amor pelo mundo do seu melhor amigo. Quadros, tecidos e muitas outras alternativas de decorar utilizando referências pet podem ser encontradas facilmente na Internet. Use e abuse das pesquisas e incremente o lar da melhor maneira possível. 


Existem muitas formas de conciliar a beleza da sua casa aos cuidados do seu bichinho de estimação. Basta saber escolher os materiais e os móveis certos, além de tomar pequenos cuidados.