Inspire-se em costumes de outros países para fugir do óbvio na comemoração de 12 de junho


 


O amor está no ar! Nesse Dia dos Namorados, trouxemos algumas curiosidades sobre a data que é comemorada ao redor do mundo. Além de entender um pouco mais sobre a cultura envolvida nessa celebração, também queremos inspirar casais apaixonados a programarem atividades criativas para que o sábado seja especial e inesquecível.


As tradições mudam de país para país: há variedade de datas e nomes, mas o motivo da comemoração é o mesmo. No Brasil, o Dia dos Namorados é na véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Declarações e fotos românticas tomam conta das redes sociais e o comércio aquece com a troca de presentes entre os casais, que também costumam caprichar no jantar romântico. Vamos conhecer outras peculiaridades culturais pelo mundo?


 


França


Paris, a capital da França, é reconhecida como uma das cidades mais românticas do mundo. Não é à toa que por lá o Dia dos Namorados é levado a sério! Nessa data é comum os pedidos de casamento, especialmente na vila Valentine, famosa pelos jardins e casas enfeitadas com flores. Há quem diga ainda que a primeira comemoração do Valentine's Day ocorreu no país. Que tal um jantar temático com gastronomia francesa? No nosso site tem  muitas dicas sobre como montar uma mesa posta.


 


Estados Unidos


Os casais norte-americanos celebram o Valentine 's Day - Dia de São Valentim - no dia 14 de fevereiro e costumam mostrar seu amor com presentes como cartões, chocolates, flores e joias. Eles costumam gastar, aproximadamente, bilhões de dólares nesse período, que também engloba demonstrações de afeto entre amigos e familiares. Quais opções combinam mais com seu relacionamento?  


 


Finlândia


Para os solteiros, o local ideal para celebrar essa data é no país localizado no norte da Europa. Por lá, a celebração é de Dia dos Amigos, e não Dia dos Namorados. É uma forma mais democrática de trocar presentes com quem queremos por perto. O presente mais comum é a flor Rosa, assim como cartões e doces. Essa é uma boa dica para quem vai celebrar a data sozinho, com autocuidado e amor próprio! 


 


Argentina


Os hermanos argentinos não celebram o amor em um único dia. O país do tango conta com a Semana de la Dulzura – Semana da Doçura, do dia 1º ao 7 de julho. A saborosa tradição é presentear quem se ama, com todos os tipos de doces, terminando a semana com o Dia da Amizade. Essa é mais uma forma interessante de se inspirar: já pensou em comemorar o Dia dos Namorados com uma programação semanal? Noites de filmes e séries, jantares e vinhos podem fazer parte das comemorações em casa. Para deixar os ambientes mais aconchegantes, aposte em itens felpudos de cama, mesa e banho.


 


Coreia do Sul e Japão


Nesses países da Ásia Oriental, a tradição é celebrar o Dia de São Valentim com presentes para os homens. Geralmente, as mulheres presenteiam seus parceiros com chocolates, bem como seus familiares e colegas, como demonstração de afeto. Já no Dia Branco, celebrado no mês seguinte, em março, é a vez dos homens distribuírem flores, bolos e outros mimos. Um costume bem peculiar e diferente do Brasil, mas que pode render boas brincadeiras para uma celebração inusitada.


 


Com tantas inspirações, basta caprichar na criatividade e surpreender quem você ama nesse Dia dos Namorados. Aproveite!