O feriado de Páscoa é uma data tradicional, em que a família se reúne para um grande almoço e a criançada se diverte com os ovos de chocolate. Mas, que tal curtir um momento especial com a família de um jeito diferente? Vamos dar uma dica de roteiro perfeito para aproveitar o feriado com uma pitada extra de magia: a Osterfest de Pomerode, em Santa Catarina.


A cidade é considerada a mais alemã do país, localizada ao lado de Blumenau, berço da Karsten, que nasceu há 140 anos quando imigrantes alemães desembarcaram para uma nova vida naquela região. Considerada a maior festa da Páscoa da América Latina, a Osterfest é um excelente roteiro para se divertir com as crianças. Uma das atrações mais icônicas que celebra essa herança cultural germânica é a Osterbaum, a maior árvore de Páscoa do mundo, enfeitada com mais de 100 mil casquinhas de ovos pintadas à mão e doadas pela comunidade.


O local também exibe o maior ovo de Páscoa decorado do mundo, que desde 2019 aparece no Guinness World Records, juntamente da Osterbaum. O gigantesco ovo, de 15 metros de altura e 8,72 metros de diâmetro, recebeu uma nova pintura temática neste ano em Bauernmalerei, uma técnica de pintura camponesa alemã. Criada especialmente para a festa, a obra foi feita por três artesãos locais e levou três meses para ficar pronta. 


Para quem curte um roteiro de compras, a Ostermarkt – Feira de Páscoa – é ideal para encontrar artesanatos e artigos de decoração temáticos, perfeitos para presentear. São vários coelhos e ovos de Páscoa com chocolates que derretem na boca, além de apresentações artísticas tradicionais. A praça de alimentação é um deleite para quem gosta ou deseja experimentar um pouco mais da culinária germânica, regada a um bom chope gelado, com diversos pratos típicos que valem a pena saborear. 


Mas a atração mais fofa da Osterfest é a Toca do Coelho, uma casa montada para representar o cotidiano familiar do Coelho Fritz, mascote da festa e alegria da criançada. O passeio dentro da casa do coelhinho proporciona uma verdadeira experiência, pois além de uma decoração especial, onde todos os ambientes foram elaborados com produtos Karsten, cada cômodo da casa rende fotos lindas! Durante a visitação, as crianças têm uma convivência divertida com a família do coelhinho em cada um dos espaços da Toca, onde precisam adivinhar onde o Coelho está, descobrir em qual lugar dormiu (e muitas vezes, inclusive, acordá-lo), onde deixou as cenouras e também os ovinhos, que depois de encontrados ficam com a própria criança. 


Os pequenos também podem participar das oficinas de pintura de casquinhas de ovos e de bolachas, além de ter contato com coelhos de verdade e passear de pônei em um mini fazendinha. São diversas atrações! É possível passar o dia inteiro para gastar as energias: tem trenzinho, foto com o Coelho Fritz, pintura facial de coelhinho, brinquedoteca, contação de histórias, oficina de cestinhas de páscoa, exposição do Guinness Book, competições típicas e muita música. 


A Osterfest em Pomerode ocorre até o dia 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h, no Centro Cultural de Pomerode, em Santa Catarina. Agora que você já tem o roteiro, é só colocar todo mundo no carro e pé na estrada! Com certeza sua família terá um ótimo dia de diversão, momentos que vão ficar na memória.