Isolamento social, academias e parques fechados, home office. Várias mudanças em um curto período de tempo que podem causar com facilidade um momento de estresse. Para driblar esse problema, é importante lembrar de manter os hábitos saudáveis mesmo estando em casa.  


Além de ajudar a manter a forma e o condicionamento físico em um momento em que a recomendação é ficar em casa, manter-se ativo é uma ferramenta importante para minimizar os danos gerados no contexto de uma pandemia. Há quem diga que é impossível se exercitar em casa, mas trazemos algumas dicas que podem ajudar nas atividades diárias. 


Na falta de equipamentos como pesos e colchonetes, objetos domésticos podem ser usados em um treino caseiro adaptado. Aqui vale a imaginação: galão de água, saco de arroz ou açúcar, cabo de vassoura, cadeiras… Fazer o exercício em um cômodo diferente daquele no qual você dorme ou trabalha, se for possível, também pode contribuir. 


Muitas empresas, aplicativos e profissionais da área estão oferecendo treinos online para que as pessoas possam continuar fazendo atividades físicas mesmo dentro das suas casas. 


Listamos algumas opções: 


Aplicativos: os apps Seven e Nike Training Club, disponíveis nos sistemas iOS e Android, propõem séries diárias de exercícios, que podem ser executados em intervalos curtos de tempo; 


Site: em inglês, o site Ekhart Yoga oferece um pacote com aulas de yoga e meditação para aliviar o estresse e a ansiedade durante a pandemia. Apps com o Insight Timer, Calm e o Meditopia também trazem meditações para ajudar a meditar.  


YouTube: criado em 2013 pelo bailarino baiano Fábio Duarte, o canal FitDance publica vídeos com coreografias de músicas populares de diversos artistas. 


Ter motivação para se exercitar em casa pode ser ainda mais difícil do que para fazê-lo ao ar livre ou em uma academia. A dica é não esperar por uma vontade repentina para começar, mas definir um horário do dia para se exercitar e considerar a atividade como parte da rotina, o que ajuda a criar um hábito consistente.