Determine prioridades, organize de forma eficiente seu dia e esteja de bem consigo


Muitas pessoas, especialmente mulheres, quando são questionadas sobre cuidar de si, respondem que não possuem tempo para tal coisa. Porém, a resposta mais adequada para essa pergunta seria: “Não consigo organizar meu tempo de forma eficiente”.


Dividir-se entre compromissos familiares, profissionais, serviços de casa e atividades pessoais não é uma tarefa muito fácil. Com a correria do dia a dia, hábitos simples como ter uma refeição equilibrada, ler um livro e tomar um banho relaxante acabam ficando comprometidos. Então, separamos algumas dicas simples e eficientes que podem lhe ajudar a otimizar o seu tempo e aproveitá-lo de modo que consiga se cuidar, relaxar e se sentir melhor.


1 - Estabeleça prioridades - Em primeiro lugar é necessário estabelecer as prioridades, sejam pessoais ou profissionais, e elencar o que é mais importante. Divida funções, como buscar as crianças na escola ou fazer compras no supermercado.


2- Organize seu tempo - Determine a quantidade de afazeres que razoavelmente conseguirá cumprir no dia. Opte por poucas tarefas, mas faça-as bem. Isso lhe dará um senso maior de satisfação.


3 - Cuide de você - Reserve um tempo na sua agenda, no mínimo duas vezes por semana, para cuidar de você. A prática de atividade física também é bem-vinda e proporciona diversos benefícios. Faça caminhada, pedale, frequente uma academia ou faça qualquer coisa que mexa com seu corpo.


4 - Cuide da sua mente - O equilíbrio emocional é fundamental para que você consiga gerenciar sua vida. Assim, há muitas coisas que podem ser feitas para se ter uma boa saúde emocional, tais como: fazer terapia ou procurar um coach. Conversar com um profissional qualificado fará com que você encontre em si a resposta para seus conflitos interiores.


5 - Ouça música - Seja no carro ou durante o trabalho, quando ouvimos músicas relaxantes, nossos pensamentos voam e nosso cérebro se desliga da loucura do dia a dia.


6 - Leia um livro - Assim como a música, a leitura descansa a nossa mente. Além de ser um excelente exercício para o cérebro, a leitura nos faz “viajar” e relaxar.


7 - Medite - A meditação é uma atividade super simples que pode ser incluída ao longo do seu dia. Com a prática contínua, você alcançará ótimos níveis de relaxamento em poucos minutos.


8 - Defina horário para dormir e acordar - Não é segredo que quando temos uma boa noite de sono, acordamos mais dispostos porque nosso cérebro “desliga”, trazendo sossego. Próximo ao horário de dormir, diminua a intensidade das luzes, opte por uma leitura e deixe o celular de lado. 


9 - Prioridades familiares - Depois de um longo dia de trabalho, que tal repor as energias brincando com as crianças ou preparando um jantar para quem ama? Aqui o que importa não é somente a quantidade de tempo que você dedica a cada pessoa querida, mas principalmente o seu nível de presença.


10 - Invista em si - Após ter conseguido aquilo que planejou para o dia, nada mais justo que presentear a si mesma. Saia com amigos, vá ao cinema ou às compras no shopping. Aproveite a sensação de dever cumprido e tenha um momento só seu.


Independentemente do que você decida colocar em prática durante o seu dia, é importante reservar um tempo para atividades prazerosas, que por vezes podem incluir seu cônjuge e seus filhos. Dar-se a oportunidade de se divertir junto às pessoas que você ama é a melhor terapia. Invista em você, no seu bem estar e viva melhor!