Separamos algumas obras que podem ser excelentes companhias para as horas que antecedem suas noites de sono


Em meio a tantos recursos de tecnologia atualmente, há um grande número de pessoas que abandonou o costume da leitura antes de dormir. É tão comum as pessoas irem deitar ao celular ou até mesmo preparadas para pegar no sono assistindo séries e filmes que os livros estão sendo menos procurados. 


Mas, existem também aqueles que ainda não deixam de lado o gostinho de ler, seja qual for o assunto. Folhear páginas e se encantar com o peso de um livro nas mãos tem se tornado um hábito para poucos, mas para quem é mais ligado nas versões digitais, a modernidade também dá opção, como o Kindle, por exemplo, que é uma alternativa perfeita que une a tecnologia com a prática encantadora da leitura. 


Em resumo, não importa com qual das situações você mais se identifica. Se você é um fã da leitura, separamos aqui cinco títulos que podem ser as próximas companhias da sua cabeceira - seja no papel ou na tela - na melhor hora do dia: a de relaxar. 


1 - Nem tão novo, mas com um título de sucesso, O Poder do Hábito, do jornalista americano Charles Duhigg, esteve por mais de vinte semanas na lista dos mais vendidos no New York Times. O livro conta a história de algumas pessoas que conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, o autor apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.


2 - Para os fãs de autobiografia, o livro Aprendizados - Minha Caminhada Para Uma Vida Com Mais Significado, de Gisele Bündchen, é um dos best sellers de 2019. Lançado em outubro do ano passado, o livro traz detalhes das angústias e aprendizados da vida da über model. 


3 - Encabeçando a lista de livros mais vendidos classificado como de auto-ajuda, O Milagre da Manhã, de Hal Elrod, ficou conhecido por ensinar um método simples e eficaz que proporciona a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã! O autor explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal segundo Hal proporciona melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.


4 - Para os amantes de suspense, O Homem de Giz, de C. J. Tudor, traz uma trama envolvente de assassinatos e mistérios, estilo Stranger Things e Stephen King. Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.


5 - Por último, com uma pegada mais focada na história do homem, o livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari, repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente. Mas, ao invés de “inventariar” os fatos históricos ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente. Para cada fato ou crença que temos como certa hoje em dia, o autor apresenta as diversas interpretações existentes a partir de diferentes pontos de vista, inclusive as muito atuais, e vai além, sugerindo interpretações muitas vezes desconcertantes. Yuval Noah Harari é professor do departamento de história da Universidade Hebraica de Jerusalém. É especialista em história mundial, medieval e militar.