Se você não conseguiu planejar uma viagem, a criatividade é a saída para aproveitar com as crianças


O mês de julho chegou e com ele as férias escolares. Para muitos pais esse pode ser um motivo de ansiedade e preocupação, já que as crianças estarão com toda a energia e tempo livre, mas existem várias formas de se divertir soltando a criatividade junto com os pequenos.


Uma bom conselho de início, pode ser aproveitar o mesmo período para também tirar uns dias de férias. Mesmo que não tenham planejado uma viagem em família, passar mais tempo com os filhos criando novas programações é uma ótima pedida. Existem muitas atividades que podem ser feitas na rua e até mesmo em casa, caso o tempo não ajude para uma saída ao sol. 


Mas, em primeiro lugar, já que estamos falando de férias, isso pode valer também para tablets e celulares. Que tal deixar de lado os eletrônicos e se concentrar em atividades mais lúdicas e interativas? Opções não faltam para se divertir. Abaixo listamos algumas sugestões que podem ser seguidas e, inclusive, fazer parte de um planejamento semanal. O que acham?


1 - Leituras: Na primeira troca dos smartphones por outras opções, estão os livros. Incentivar os pequenos a ler e participar desses momentos com eles é uma forma de aumentar o interesse deles pela leitura e tornar a prática mais divertida.


2 - Passeios: Aqui não estamos falando dos shoppings, e sim de lugares abertos, ao ar livre. Nos dias de sol, leve seus filhos para parques e praças, ou pensem em estender o passeio de um final de semana na praia. As crianças precisam de contato com a natureza! Aproveitem a saída e incluam no mesmo passeio um piquenique. Com certeza será uma tarde e tanto para todos. 


3 - Cozinhar: Tirar a manhã, a tarde ou até mesmo a noite para irem todos para a cozinha pode ser muito divertido. Estimular que as crianças aprendam receitas é super prazeroso. A participação deles vai desde a separação dos ingredientes, até colocar a mão na massa. E as receitas? Essas podem ser um simples sanduíche, até bolos e pizzas. Claro que, sempre, com a supervisão dos pais.


4 - Acampar: Pensa que essa será uma tarefa difícil? Não se você usar a criatividade! Peças básicas de casa podem servir para criar um ambiente de acampamento no meio da sala mesmo. Nada que alguns travesseiros, lençóis e cabos de vassoura não resolvam para montar uma barraca e ter uma noite muito divertida!


5 - Sessão de cinema: Assistir filmes com toda a família e no conforto de casa parece uma boa ideia, né? Que tal criar um clima regado à muita pipoca e deixar que as crianças escolham os filmes e desenhos que quiserem? 


6 - Peça de teatro: Essa pode ser a oportunidade de colocar toda a criatividade dos pais e dos filhos para fora. Montar fantasias, criar personagens e cenários, e contar as mais diversas histórias de forma divertida é, sem dúvida, uma ideia fora do comum.


7 - Plantar: Existem muitos temperos que podem ser cultivados em casa - até mesmo se você mora em apartamento. Dentre eles estão manjericão, hortelã, salsinha, alecrim, cebolinha, e muitos outros. Que tal colocar em prática a sua vontade de ter uma hortinha em casa e pedir ajuda para seus filhos na hora de plantar? Pequenos vasos e um pouco de terra serão suficientes para tornar esse momento super legal.


E então, se animou? Se você seguir uma dessas dicas por dia, uma semana de férias vai ter o valor de quase um mês.