Presente em várias culturas ao redor do mundo, o bordado talvez seja um dos primeiros acabamentos têxteis a evoluir para um estado de arte. Remontando à nossa pré-história, em que as pessoas reforçavam e decoravam suas vestes utilizando agulhas de ossos e fios de fibras vegetais, passando por diversos povos, mitologias, contos e histórias, o ofício evoluiu de tamanha forma que atualmente é possível produzir peças extremamente complexas, precisas e de fino acabamento. É um trabalho manual que atravessa séculos, envolvendo a transmissão da técnica através das gerações, sendo que os mais velhos ensinam aos mais novos essa delicada arte. 


O ato de bordar, com agulha e linha, antes associado aos nossos avós, hoje ganha espaço entre todas as idades. A lenta e gradual imersão nessa atividade introspectiva nos permite focar pensamentos e memórias, criando um ambiente favorável para a expressão criativa. Através dessa expressão, estamos criando, ao mesmo passo que meditamos, o fruto do trabalho que demonstra nossa habilidade e perseverança. É muito comum termos na nossa família alguma avó, tia ou, até mesmo, a própria mãe como referência de bordadeira e não é à toa que são pessoas que nos transmitem uma sensação de calma nos gestos e nas palavras. 


No mundo atual, onde tudo tem pressa, nunca se fez tão necessária a existência de universos em que seja possível se desconectar, esquecer um pouco os alertas do celular e o brilho das telas. Bordar alivia o estresse do dia a dia e acaba se tornando um hobby em que sempre podemos evoluir, explorando novas linhas, novos tecidos ou descobrindo novos tipos de ponto. Pequenos artesãos, locais ou até mesmo no Instagram, estão trazendo de volta alguns itens que foram presentes clássicos, como toalhas personalizadasjogos de mesa e brinquedos de pano e crochê, dando enfoque a esse caráter único de possuir um item exclusivo e personalizado. 



Independente do propósito, seja por passatempo, para complementar a renda ou profissionalmente, o fato é que esse tipo de arte vai seguir perdurando por gerações. Hoje podemos explorar diversas técnicas e tipos de ponto sem sair de casa, com tutoriais em vídeos na internet, que expandem nosso lado criativo e afetivo, pois esse é um tipo de arte que envolve a nossa própria personalidade. Presentear pessoas queridas com itens bordados é uma forma de darmos um toque pessoal e único, além de demonstrarmos o nosso amor, visível no cuidado e carinho que embutimos em cada fio de linha.