O universo das cores é fascinante, todas possuem uma função e um significado diferente, além de inspirar nossos sentimentos e sensações. A escolha da cor para o quarto é muito pessoal, mas existem algumas paletas queridinhas dos arquitetos e designers de interiores, que primam pela tranquilidade e descanso, para recarregar a energia para o dia todo. A mistura de cores e elementos que deixam o ambiente mais harmonioso, pode ressignificar esse espaço tão importante e particular. 


Primeiramente, para escolher a melhor cor para o quarto é preciso entender os sentimentos e emoções que quer transmitir e, até mesmo, analisar como os moradores dormem nestes ambientes. 


 


Tons claros 


O branco é um clássico, deixa espaços com um jeitinho especial, mais limpo, reconfortante e transmite tranquilidade. Os tons claros, como areia e bege, também têm o mesmo poder. Mas, para inserir uma cor clara no quarto, vale apostar em outros tons que relaxam, ampliam e iluminam os ambientes, assim como texturas naturais como madeira. Tons claros são muito usados por quem prefere não errar na decoração, pois deixa os ambientes mais neutros e possibilita outras combinações. Se o que você está procurando é bem-estar, equilíbrio, paz, serenidade e suavidade, para o quarto é ideal. 


 


Tons escuros


Por mais estranho que pareça, tons escuros podem, sim, estar presentes no quarto, a dica é recomendada principalmente para quem sofre de insônia ou não dorme muito bem. Nuances de tons mais fechados contribuem para melhorar o sono, além de dar aquele clima de “escurinho do cinema”, o ambiente mais escuro estimula a produção de melatonina e facilita um repouso mais regular. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, no cérebro, que é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, onde o pico de produção é maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover um sono com mais qualidade. Os tons de cinza mais escuros e marrons profundos são ideais para garantir uma noite tranquila e de descanso pleno. 


 


Contrastes coloridos


Muita gente se pergunta se é necessário seguir cores análogas ou tom sobre tom, ou se é possível inventar e misturar mais cores para um resultado mais personalizado, e a resposta é: tudo depende da sua imaginação. É possível usar cores contrastantes para atingir um resultado especial, sem caracterizar o quarto como infantil. O rosa, por exemplo, em versões mais claras, transmite elegância, modernidade, além de fazer um par muito interessante com cinza escuro. O azul, no seu espectro, passa serenidade, tranquilidade, harmonia e paz, também fica ótimo quando ganha alguns splashes de laranja. O ideal, na hora de trabalhar contrastes, é utilizar uma cor mais sóbria na maior parte do quarto, como paredes e teto, e brincar com algumas cores contrastantes em nichos, objetos ou cantinho especial.


 


As cores possuem um significado e estimulam sensações, por isso a dica é se guiar pelos gostos de quem vai dormir e viver neste ambiente. Pessoas com um perfil mais sério se sentem mais à vontade em ambientes sóbrios, já as mais extrovertidas adoram um local cheio de informação. Portanto, não esqueça, a regra é utilizar as cores que possam melhorar a qualidade do sono, sem perder a personalidade, jamais!