A quarentena para se proteger contra o Covid-19 deve ser levada muito a sério, seja pelas pessoas da zona de risco, seja pelas que não estão, mas que poderão manter contato com alguém de risco. As crianças são um exemplo, já que podem ter pais ou avós com problemas de saúde que são agravados com a contaminação do vírus. Por isso, manter as crianças dentro de casa e com pouco contato social no período de quarentena é a única e melhor solução, apesar do grande desafio. 


As crianças são inquietas por natureza, querem descobrir o mundo, e mantê-las  dentro de casa pode causar ansiedade. Para evitar o estresse e agonia delas e dos pais, vamos mantê-las ocupadas com brincadeiras criativas. 



Aproveite o momento para relembrar brincadeiras de sua infância e que, muitas vezes, por causa da TV e dos smartphones, elas não conhecem. Utilize um pequeno espaço externo ou afaste o sofá e a mesa de jantar e solte a imaginação. Crianças adoram se esconder ou sentir que ninguém está olhando, então que tal montar uma cabana no meio da sala? Junte quatro cadeiras, pegue um lençol grande e coloque por cima. Quanto melhor coberto e escuro, mais divertido. Coloque um tapete e os principais brinquedos de seu filho dentro e deixe a imaginação dele voar.  


Para quem quer gastar a energia acumulada, a brincadeira do elástico pode ser bem legal. Utilize elástico de academia ou aqueles de roupa, coloque uma cadeira de frente para a outra em uma distância de pouco menos de  metro e incentive a pular no ritmo de alguma música ou apostar o maior número de pulos com seu (a) irmão (a).  


Brincar de esconder objetos pela casa e gerar uma caça ao tesouro também pode render. Elabore pistas e escolha um lugar difícil, mas de fácil acesso para os pequenos. Informe se está quente (perto) ou frio (longe) que eles vai adorar o mistério. A tradicional “amarelinha” (também conhecida como macaca, xadrez, avião, maré, sapata e casco em outras regiões do país) ainda encanta adultos e crianças. Que tal? 


Com essas dicas, com certeza a diversão estará garantida por alguns dias de reclusão social. Não se desespere, essas medidas estão sendo tomadas para o bem de todos. Fique em casa!