Sem dúvidas, um aparelho de ar-condicionado ou um ventilador potente podem ajudar a manter a casa mais refrescante no verão. Mas você sabia que a decoração também tem esse poder? Pois é! Bastam alguns truques para que os elementos da sua decoração também contribuam para refrescar a casa na estação mais quente do ano. Mudar os móveis de lugar, investir em tecidos mais leves e até mesmo substituir as lâmpadas são ótimas estratégias para favorecer o conforto térmico. Separamos cinco dicas infalíveis para você colocar em prática.



  1. Facilite a circulação de ar


A questão da circulação de ar começa no momento da obra, quando os engenheiros projetam o imóvel de modo que a incidência solar direta se concentre nas áreas externas da casa. Mas, mesmo depois do ambiente finalizado, dá para favorecer ainda mais o conforto térmico com uma medida muito simples como abrir as portas e janelas sempre que possível. Apenas lembre-se que, para garantir uma boa circulação de ar, é necessário formar uma corrente dentro da casa.



  1. Encontre a posição correta do ventilador


Ao contrário dos aparelhos de ar-condicionado, os ventiladores não têm a capacidade de resfriar o ambiente, mas de fazer o ar circular. No entanto, se estiverem mal posicionados, não vai adiantar muita coisa. Ao anoitecer, por exemplo, o ventilador deve ser colocado de frente para a janela, com a parte dianteira apontada para fora. Isso porque durante a noite a temperatura no ambiente externo é menor do que na parte interna. Assim, o aparelho consegue empurrar o ar quente da casa para o lado de fora, ao mesmo tempo em que traz ar fresco para dentro. Durante o dia, se o calor estiver muito intenso, um ótimo truque é colocar um pote de gelo ou uma garrafa de água gelada em frente ao ventilador, contribuindo para um vento mais frio.



  1. Troque os tecidos pesados


No inverno nada pode ser mais aconchegante do que descansar os pés no tapete quentinho ou deitar-se sobre a manta felpuda do sofá. Por outro lado, no verão nós gostamos mesmo é de pisar descalços no piso frio, concorda? Então, assim que a temperatura começar a subir, dê uma renovada na decoração da casa e retire tudo aquilo que possa acumular calor.


Comece retirando tapetes, mantas e almofadas pesadas demais. Substitua-os por tecidos leves, como o algodão, ou fibras naturais, como sisal ou bambu.



  1. Feche o forro das cortinas


O forro é um grande aliado para manter a casa fresca no verão, pois ele bloqueia o excesso de iluminação natural, fazendo com que a luz não seja absorvida na forma de calor. Para garantir o melhor resultado, recomenda-se que a parte do forro virada para fora seja branca. Se você estiver receoso de deixar o ambiente escuro demais, uma ótima solução é investir em películas reflexivas no vidro da janela, como aquelas utilizadas em carros. Assim, o sol vai incidir e retornar para fora. E não se esqueça do truque mais simples de todos: qualquer que seja o modelo de cortina escolhido, prefira sempre as cores claras, pois elas dissipam melhor a luz solar.



  1. Substitua as lâmpadas incandescentes por LED


Trocar os modelos de lâmpadas incandescentes por versões de LED faz toda a diferença no conforto térmico da residência. Além de serem mais eficientes e duráveis do que as lâmpadas tradicionais, os modelos de LED são vantajosos para o meio ambiente. Isso porque eles reduzem não somente o gasto energético, mas, também, a produção de lixo tóxico (pois não contêm mercúrio) e a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.


Dica extra: É claro que não podíamos nos esquecer desta dica unânime, que é cultivar plantas dentro de casa. Além de serem as queridinhas da decoração natural, elas são capazes de refrescar o ambiente de uma maneira quase instantânea. Afinal, conforme você rega a espécie, ela vai transpirando o excesso de água para o ambiente, mantendo a casa fresca no verão ou no inverno. Confira aqui cinco flores de fácil cultivo para se ter em casa!