Estamos passando por um momento de isolamento social devido ao Coronavírus (Covid-19) e, portanto, separamos algumas dicas de lanches rápidos, saborosos e nutritivos que podem ajudar na rotina diária.  


Fazer pequenas refeições a cada três horas é uma maneira saudável para quem busca ter uma alimentação mais balanceada. Além de manter o metabolismo acelerado, são ótimas para controlar o apetite antes das refeições principais. Venha ver! 


1 - Mix de oleaginosas e frutas desidratadas 


As oleaginosas são práticas para carregar e cheias de nutrientes: proteínas, vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio, potássio e ômega-3. Têm ação anti-inflamatória e são fontes de ácidos graxos, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Tão saudáveis quanto uma porção de frutas, as desidratadas não perdem seu valor nutricional, só são naturalmente mais doces, pois, com a retirada de água, o açúcar da fruta fica concentrado. Ricas em fibras, minerais, potássio, magnésio e vitamina A, as frutas secas são ótimas opções de lanche.  


2 - Sanduíche natural 


Um sanduíche natural pode ser uma boa opção para comer entre as refeições. Recheie o pão integral com alface, tomate, cenoura e uma proteína, como uma fatia de queijo branco e uma de blanquet de peru, por exemplo.  


3 - Vitamina de frutas 


Para um lanche gostoso e saudável, que tal uma vitamina de frutas? Bata no liquidificador uma porção de frutas à sua escolha com 1 copo pequeno (150ml) de leite. Se quiser, acrescente uma colher de sopa de linhaça ou aveia e, se achar necessário, adoce com adoçante. A preferida por aqui é a tradicional de banana e maça, mas a dica é soltar a imaginação e invistir no mix de frutas para preparar a vitamina. 


Receitinha 


Agora é hora de papel e caneta! Prepare-se que vem uma receitinha bem fácil de tapioca com geleia de morango. 


A tapioca é a queridinha do momento para quem procura uma opção de lanche saudável. Por não conter glúten, substitui o pão e garante a saciedade. Neste caso, adicione uma boa colher de geleia de frutas para dar ainda mais sabor. Confira!


Ingredientes 


Tapioca 


- 2 xícaras (chá) de polvilho doce 


Recheio 


- 1 caixa de morango 


- 3 colheres (sopa) de açúcar 


- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã 


Modo de Preparo 


Tapioca 


- Coloque o polvilho em um recipiente e regue-o aos poucos com 250 ml de água fria, misturando bem e esfregando com as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida. 


- Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e deixe aquecer. 


- Peneire o polvilho umedecido sobre a frigideira, cobrindo todos os espaços e formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca. Espere a massa se juntar e retire. 


Recheio 


- Em uma panela, coloque o morango picado com o açúcar e cozinhe por cerca de 10 minutos em fogo baixo ou até ficar com consistência de geleia. 


- Misture a hortelã, desligue o fogo e reserve. 


- Sirva as tapiocas recheadas com a geleia. 


Além das dicas e receitas, vale lembrar que precisamos ter alguns cuidados de prevenção neste momento. Portanto, lave bem as mãos com água e sabão durante o dia e, principalmente, no momento em que estiver preparando os lanches. Ah, e não se esqueça: não compartilhe talheres, copos, pratos e guardanapos.