Regular o relógio biológico após um período de férias é uma tarefa difícil, especialmente se estiver acompanhado do compromisso de volta às aulas. Voltar a acordar mais cedo, planejar intervalos de refeições e transporte dependem sempre do comprometimento em criar uma rotina funcional e prática. Isso vale tanto para adultos, quanto para crianças, sendo que os pequenos precisam de uma atenção especial, além de seguir o exemplo dos mais velhos. Mas calma, essa não é uma tarefa complicada se você seguir as dicas que a Karsten separou para facilitar o processo: 


Defina seus horários 


Configurar os relógios é o primeiro passo: tanto o horário de despertar, quanto o descanso, são fundamentais para fazer com que o corpo volte a funcionar ao nosso favor. Muitas pessoas sofrem de insônia nos primeiros dias e acabam com o rendimento comprometido nos primeiros dias, muito similar a um jet lag após uma longa viagem. O truque mais recomendado é evitar todo e qualquer estímulo físico ou luzes brancas no período de duas horas antes de dormir. Se seu horário de descanso for às 22h, então recomenda-se evitar o uso de celular, televisores e fones de ouvido, não realizar exercícios físicos ou refeições a partir das 20h, seguido de uma iluminação mais branda no ambiente. Dessa forma, seu corpo vai entender que o horário de relaxamento está chegando. E não esqueça de não realizar cochilos diurnos durante esse período, para não enviar sinais cruzados ao cérebro. 



Preparação com antecedência 


Planejar o seu dia seguinte deve ser feito sem falta no dia anterior: preparar refeições, separar roupas e arrumar o material necessário. Dessa forma, pequenos atrasos ocorridos por perder um alarme não são comprometidos. Para agilizar os primeiros momentos da manhã, a roupa ou uniforme do dia devem estar separados, prontos para serem vestidos. Na cozinha, uma forma muito prática de separar todos os itens de café da manhã é utilizar duas bandejas: uma no armário contendo xícaras, pratos, açúcar, bolachas e afins e outra na geladeira, contendo todos os itens refrigerados da refeição. O material já deve estar preparado com todos os itens necessários em mochilas ou bolsas, evite carregar à mão para evitar esquecer algo. Dessa forma, o ritual consiste em cinco passos: despertar, vestir, comer, equipar e iniciar sua rotina. Caso a aula seja vespertina ou noturna, também vale lembrar o preparo de refeições e lanches para intercalar ao longo do dia. 



Cumprir as primeiras tarefas no dia 


Geralmente, os primeiros trabalhos repassados por professores costumam ser leves, justamente para ajudar na reabilitação do cérebro em conseguir processar grandes tarefas. Tente realizá-las sempre no mesmo dia que foram passadas, no máximo no dia seguinte. Assim, o conteúdo permanece fresco e é mais fácil de treinar o raciocínio para as próximas semanas. À parte dos estudos, a rotina doméstica também deve ser incorporada como tarefa a ser realizada, portanto, preparar novamente roupa, material e refeições pro outro dia é essencial, sempre lembrando do horário programado para descanso. 



Assim, fica mais fácil de retomar a rotina para a volta às aulas, estabelecendo horários e cumprindo as tarefas dia após dia. O real sentido da rotina é, de fato, estabelecer uma ordem lógica para que nosso corpo consiga processar todas as nossas necessidades e responder da melhor forma, seja com refeições sempre no mesmo horário, seja com a pontualidade na hora de ir para a cama. Se precisar lembrar de quais são as tarefas, vale desde a famosa listinha na geladeira, como alarmes e listas no seu celular, o importante é lembrar de descansar e comer bem e, claro, aproveitar o máximo seus estudos!