E um bônus especial: uma contação de história cheia de significados para os pequenos viajarem sem sair de casa 


Em tempos de quarentena, despertar a criatividade da criança tem sido uma tarefa bastante desafiadora para os pais, porém, fundamental para mantê-las ativas e, ao mesmo tempo, ocupadas. Para nossos pequenos, o tempo parece ter duplicado, já que passam o dia inteiro dentro de casa.  


Entendemos que este é um momento de cuidar daqueles que amamos, muito mais do que talvez outra hora já fazíamos. É momento de ressignificar o tempo e a vida. No entanto, é necessário se recolher e é aí que alguns desafios aparecem. 


A partir desse contexto, nota-se a importância da rotina para qualquer pessoa, sejam elas crianças ou até mesmo adultos. Neste período de isolamento necessário, precisamos preencher o tempo das crianças da melhor forma, para que ele seja otimizado e o mais produtivo possível, dando continuidade no desenvolvimento das habilidades e buscando diminuir qualquer dano causado pela crise. 


Para isso, convidamos a educadora Debora Teske para compartilhar algumas ideias de atividades que podem ser realizadas em casa: 


-> A leitura é indispensável para o desenvolvimento da criança em vários aspectos (cognitivos, emocionais, sociais), inclusive, para aqueles que não têm livros em casa, alguns sites estão disponibilizando literaturas infantis online. 


-> Para diminuir as consequências no processo de aprendizagem da criança, a revista “Nova Escola” disponibiliza vários planejamentos sobre diferentes disciplinas, conteúdos, séries/anos em seu site https://novaescola.org.br/. Destinar um tempo para rever/estudar atividades e assuntos vistos na escola é importante. O tempo de estudo é essencial. 


-Também é um momento para cuidar da educação emocional das nossas crianças. Como? Uma ideia prática e bem legal é construir um diário com elas, desta forma, ela continuará desenvolvendo habilidades de escrita, de leitura e socioemocionais. Peça para que a criança faça diariamente registros em um caderno ou em uma folha, descrevendo como está sendo cada dia, como está se sentindo a partir de tudo que ouve, o que faz, como ocupa o tempo. Depois, ao ler esse diário, é possível perceber as angústias, os medos, as felicidades que ela sente, podendo ajudá-la a passar por esse período que está sendo difícil até para nós adultos. 


-> Ótima oportunidade para ampliar o repertório cultural das nossas crianças, com diferentes literaturas, estilos e gêneros musicais e de filmes, além de um olhar voltado para as artes (aqui vale a dica para visitar museus onlines).  


-> Ser construtor: a partir de objetos e materiais reutilizáveis disponíveis em casa, construir jogos pedagógicos e brinquedos. Diversos sites trazem ideias incríveis que podem ser colocadas em prática. 


-> Fazer ciência: a tradicional ação de plantar um feijão no algodão pode gerar diferentes observações científicas, além de ser um excelente aliado para praticar a escrita por meio do registro diário. Outras experiências também podem ser encontradas online. 


-> A partir das leituras realizadas, criar peças teatrais e espetáculos para os familiares, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças. Monte cenários, construa figurinos, claro, tudo com aquilo que se tem em casa. Deixe a imaginação fluir! 


-> Também é muito importante lembrar de cuidar de si, tendo uma alimentação saudável, não esquecendo que o nosso corpo necessita da vitamina D proporcionada pelo sol e realizando exercícios físicos, podem ser circuitos no jardim de casa ou até mesmo dentro do apartamento. 


-> Fazer piqueniques, elaborando pratos de comidas saudáveis, como os famosos espetinhos de frutas. 


-> Algumas empresas estão oferecendo cursos online, como a Faber-Castell (de desenho e pintura). 


-> Utilize esse tempo para resgatar brincadeiras antigas e aprender novas, é momento de trocas, temos muito para ensinar e sempre muito para aprender. 


Essas são apenas algumas ideias que podem ser incluídas no dia a dia das crianças. Segundo Debora, são momentos como esses que fazem com que a vida seja de grandes e lindos “passeios”. “Basta nos permitir e viver cada um deles intensamente, pois o passeio sempre pode continuar. E ele vai!” completa. 


Para dar um “passeio” sem sair de casa, assista ao vídeo com uma contação de história clicando aqui. Confira também dicas de como tornar uma contação de histórias mais significativa clicando aquiLembre-se: neste momento, fique em casa, gestos como esse também são grandes atos de amor e cuidado com aqueles que amamos.