Sem manual de instrução, invista na criatividade e seja a diferença na vida dos pequenos


Uma boa relação entre pais e filhos não está atrelada à perfeição, mas a conexão que há entre eles. Não existe a ideia de ser um pai ou mãe perfeitos. O relacionamento com os filhos precisa apenas ser ‘bom o suficiente’ para fazer diferença na vida dos pequenos.


Com a correria do dia a dia às vezes deixamos para depois os momentos de interação com nossos filhos. Porém, ter tempo para compartilhar experiências e se relacionar com eles é essencial!


A comunicação é fator importante para o crescimento. Pergunte como foi o dia do seu filho, peça para ele desenhar como está se sentindo e esteja aberto para ouvir e dar conselhos.


Querer evitar que os filhos cometam erros é natural, mas isso pode tirar deles a chance de aprender com os próprios equívocos. Portanto, dê a eles autonomia e não seja super controlador.


Invista em brincadeiras que condizem com a idade dos pequenos. Um momento de leitura pode ser enriquecedor. Além do aprendizado de forma lúdica e descontraída, aproxima os pais dos filhos. 


Brincadeiras ao ar livre também são ótimas opções para a criançada se divertir e gastar energia. Vale levar bicicleta, patins, skate ou qualquer outro brinquedo e investir na criatividade. Para quem não consegue sair de casa, a dica pode ser os brinquedos de lego, jogo da memória e quebra-cabeça, que ajudam muito nas questões de coordenação e inteligência.


Lembre-se: a experiência não necessariamente está ligada ao tempo ou à idade. Ter mais idade não faz com que saibamos mais sobre a vida do outro. Por isso, devemos entender e ajudar nossos filhos para que eles mesmos encontrem soluções para os seus problemas. 


Por mais que tenhamos históricos mais extensos, nunca vivenciamos as mesmas experiências que os pequenos e, por isso, eles têm tanto a nos ensinar, assim como nós a eles.