O inverno chegou e, se você ama deixar a casa aconchegante sem perder a elegância na decoração, é hora de preparar os ambientes para a estação mais fria do ano. Com poucos itens você consegue deixar o lar quentinho e sofisticado, por isso a manta é um dos elementos mais versáteis para a composição dos ambientes. Seja para espantar o friozinho na hora de assistir a um filme, ler um livro, tomar um chá em uma manhã gelada ou simplesmente para deixar o sofá mais chique, as mantas são a melhor pedida. São elas que vão comandar o tom da decoração, além de acrescentar cor e calor à sua casa.


 


No sofá


Essa é a forma mais comum de usar a manta, além de decorar, ela protege o tecido do sofá de manchas e sujeiras, e ainda cria uma visão diferente da decoração da sala e do design do móvel. Mas para isso é preciso pensar na composição da decoração, como cores, estampas, linhas, enfim, ter em mente como harmonizar com o estilo do ambiente. Você pode diversificar o “look” variando a forma de colocar o tecido - algumas das maneiras de compor a decoração são: cobrindo a metade do estofado; usar sobre o encosto passando pelo assento, numa pequena parte do sofá; só no encosto ou recobrindo um braço. Se quiser deixar ainda mais aconchegante, inclua algumas almofadas na composição. 


 


Em um cesto decorativo


Aqui a ideia é deixar a manta dentro de um cesto com as franjas ou parte do tecido caído para fora, em um canto da sala, do quarto ou na área externa da casa. Pode ser de vime, tecido, metal ou outro material mais rústico. É possível fazer a mesma composição com baús e malas antigas abertas e caixotes de madeira. Outra ideia é usar escadas como cabides para as mantas, próxima de uma poltrona na sala ou na varanda.


 


No quarto


Se quer um charme a mais com efeito requintado, atente-se que o tecido e a textura da manta sejam diferentes das outras peças da roupa de cama. Uma das formas de deixar o quarto sofisticado é colocar o tecido disposto sobre a cabeceira ou depois de arrumar a cama normalmente, dobrar a manta no comprimento e estendê-la aos pés do móvel. Outra ideia é colocá-la em uma poltrona, sobre o encosto com as pontas quase tocando o chão, a composição vai deixar o quarto mais bonito e aconchegante nos dias mais frios.


 


A decoração da sua casa precisa ter a sua cara e o seu toque. Independente de como você vai usar as mantas na decoração, vale lembrar que misturar texturas, cores e nuances dá um up na decoração. Além disso, priorize tecidos de qualidade, mesmo que você enxergue essa peça apenas como decorativa, e lembre-se de que pode usá-la para se cobrir. Agora é só aproveitar o friozinho que vem por aí!