A luz natural é revigorante em qualquer lugar, trazê-la para dentro de casa é melhor ainda, além de fazer bem para a saúde, também favorece a decoração. Uma casa bem iluminada economiza energia elétrica e traz benefícios para a visão, impondo menos esforço visual ao olho humano. Outra vantagem é que ela desencadeia o processo de produção de endorfina, considerado o hormônio da felicidade, pois aumenta a sensação de ânimo e bem-estar. Com todas essas vantagens, por que não mudar o ambiente para ter mais claridade e dar um up na saúde?


Quanto mais integrados os ambientes da casa e menos paredes tiver, melhor. Ampliar os espaços é uma das formas mais eficientes de trazer a luz do Sol para dentro de casa. Você pode interligar a sala de estar com a cozinha, além de melhorar a iluminação, você tem mais espaço para receber convidados. Um projeto de design de interiores pode ajudar a otimizar a entrada de luz e manter a funcionalidade dos espaços onde as paredes foram retiradas. Mas se você quer deixar os espaços bem definidos, divisórias móveis e biombos vazados estabelecem fronteiras deixando a luminosidade natural entrar por todo o cômodo. 


As cores também influenciam na quantidade de luz. O branco é um rebatedor natural da iluminação e aumenta a claridade, por isso é excelente usar tons mais claros em paredes, pisos e, até mesmo, elementos de decoração (cortinas, móveis ou papel de parede). As cores fortes absorvem a luminosidade e também retém mais calor, portanto, um ambiente claro vai te proporcionar sensação de frescor. 


A posição dos móveis influencia no ambiente, pois podem acidentalmente bloquear a passagem da luz. Outro ponto importante é observar se há árvores ou arbustos do lado de fora que possam estar impedindo a entrada dos raios solares. Se for o caso, realize podas frequentes nas plantas.


Outra alternativa é o uso de espelhos. Além de refletir quase integralmente a luz, as superfícies brilhantes fazem com que o ambiente ganhe um ar mais moderno e elegante. Instale em locais estratégicos, como em frente a janelas e portas, ou corredores, que podem ser móveis ou fixos, revestindo paredes inteiras. Com esse recurso, você também cria a sensação de ambientes mais amplos.


Agora, se você está disposto a uma reforma completa para otimizar os raios solares dentro de casa, pode investir em clarabóias, jardins de inverno ou janelas de teto, por exemplo. Esses recursos dão mais trabalho do que uma simples mudança na decoração, mas traz um efeito permanente. É perfeito para corredores, banheiros, lavabos ou escadas, que, geralmente, são lugares da casa que tem pouca luminosidade. 


 


Seja como for, lembre-se que se você quer uma boa saúde e bem-estar, a aposta é mudar! Traga o Sol para dentro de casa, as vantagens são inúmeras e, se ainda tem dúvida de como fazer isso, consulte um profissional, como decoradores, designers de interiores ou arquitetos, que são as pessoas mais indicadas a te oferecerem a melhor solução de acordo com o seu espaço.