Depois de todo agito e intensidade do verão, nada como o frescor do outono para acalmar os ânimos e tranquilizar a alma. Para mergulhar no clima da estação que chega com todo charme, um lar aconchegante é o ideal. A sensação de um abraço ao entrar pela porta de casa é incrível, e é isso que queremos proporcionar com as dicas de hoje.


Para entender a essência que o outono exala, podemos falar sobre as cores que ele traz, pois a própria natureza se encarrega de mostrar as mudanças na vegetação, por exemplo. Para dentro de casa, a criatividade não precisa ter limites, basta seguir algumas dicas para não exagerar. Nesta estação são predominantes os tons quentes, como marrom, amarelo-queimado, verde-musgo, berinjela, laranja e tonalidades de terra. A paleta pode ser aplicada em paredes, com pinturas ou papéis de parede, mas é preciso ficar atento para não escurecer demais os ambientes. O marrom, que entra em cena no lugar do verde vívido das folhas das árvores, pode compor um ambiente externo super acolhedor com mobílias em madeira, como poltronas, mesas e bancos mais rústicos. 


Objetos também dão um charme a mais na decoração dos espaços. Lanternas, velas, candelabros podem estar dispostos em aparadores para dar um clima de aconchego. Tapetes mais robustos, almofadas, mantas e cobertores, deixam a sala com aquele clima de romance e conforto. Outra dica é utilizar materiais naturais como madeira, palha, bambu, couro e plantas, que deixam qualquer ambiente mais leve, além de proporcionar bem-estar e elegância.


A luz é outro diferencial na décor, pois durante o dia, quanto mais natural for a iluminação, mais aconchegante os espaços ficam. Essa claridade pode vir de janelas com cortinas finas e claras ou clarabóias, o que for melhor para o ambiente. Para luz artificial, as amareladas são as queridinhas dos arquitetos e designers de interiores, por proporcionarem relaxamento, aliviar o estresse e criar uma atmosfera de conforto.


A estação chega com um tom de calmaria e tranquilidade, de vontade de passar mais tempo em casa, de tomar um vinho e ouvir música, sem preocupações. Inspire-se, transforme sua casa em referência de acolhimento, desde os encontros com amigos até, aproveitar o lar após um dia duro de trabalho.