Com o avanço da tecnologia, os livros começaram a competir espaço com aparelhos eletrônicos como a televisão e, mais recentemente, celulares e tablets. O hábito da leitura, no entanto, se mantém essencial em todas as fases da vida, principalmente na infância, quando o desenvolvimento ocorre de forma mais intensa e rápida. Por isso, durante esse período de isolamento social, livros infantis são uma ótima pedida para preencher o tempo e a imaginação dos pequenos. 


Por isso, separamos algumas sugestões de títulos com diversos assuntos, desde arte até culinária, para ajudar a entreter a meninada: 


Almanaque histórias em quadrinhos de A a Z 


O livro é um manual para crianças que se interessam pelo universo dos gibis. Seu conteúdo mostra como é produzida uma história em quadrinhos, quais são os profissionais da criação, desfaz mitos como, por exemplo, que esse tipo de leitura é voltada apenas para meninos, dá muitas dicas e ensina o leitor a criar a sua própria HQ, estimulando o lado criativo e auxiliando no desenvolvimento da auto-expressão. 


A família Cuca na cozinha 


De forma lúdica e divertida, a história é construída em torno de cinco personagens: Papai Cuca, um homem antenado e tecnológico; Mamãe Cuca, uma mulher apaixonada por livros; Cuca filha, adolescente que não tira os fones do ouvido; Cuca filho, apaixonado por videogames; e Cuca bebê, que, embora pequeno, tem o aprendizado aguçado ao ver os mais velhos executarem suas tarefas. A narrativa começa quando eles decidem se aventurar em um ambiente da casa até então pouco explorado: a cozinha. É uma série de descobertas recheadas de peripécias e grande aprendizagem, aguçando o interesse da criançada pela culinária. 


O Pequeno Príncipe 


Esse clássico atemporal, traduzido para mais de 200 idiomas, traz uma visão simples, carinhosa, poética e filosófica da vida. Trata-se do encontro improvável no deserto entre um piloto de avião com um principezinho de cabelos de ouro, que havia deixado para trás seu planeta para conhecer o universo. É uma história que ilustra o papel da imaginação em diferentes fases do crescimento humano e aborda a responsabilidade do amor e da amizade uns com os outros, tão necessários em tempos de empatia. 


Mini animais para costurar 


O livro possui doze opções de projetos, no qual as crianças poderão criar diversos animais para brincar e até mesmo decorar o quarto. Os animais de feltro podem ser personalizados da forma como os pequenos preferirem, deixando cada bichinho de um jeito único. A proposta deste livro é estimular a imaginação das crianças e ensiná-las a criar, além de unir a família, que também pode participar da brincadeira.  


O Menino Maluquinho 


Um dos livros infantis mais importantes da literatura brasileira, ele conta as travessuras de uma criança de 10 anos, sapeca e divertida, que usa uma panela na cabeça e que adora aprontar ao lado dos amiguinhos. As aventuras mostram o talento do menino em transformar o que é triste em alegre, o que é feio em bonito, usando o poder da imaginação. Esse é, inclusive, o motivo pelo qual o chamam de maluquinho: a capacidade de ressignificar tudo com grande diversão. Afinal, tem coisa na vida mais gostosa que a infância? 


Adivinhas para brincar 


O que é, o que é: Salta, dá um espirro e vira pelo avesso? Qual é o bicho que anda com as patas? O que faz virar a cabeça? A coletânea traz mais de 70 adivinhas com animais, alimentos, objetos, partes do corpo humano e elementos da natureza para o leitor se divertir com a família. Além de engraçadas, as adivinhações ajudam a criança a aprender a associar ideias, palavras, conceitos e significados. 


Artur faz arte 


Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas... que tal unir as duas coisas? Neste livro, o autor incentiva as crianças a se interessarem pelo mundo da arte e cultura, contando a história de Artur, que adora desenhar, pintar e se expressar artisticamente. Nele, sua mãe cria uma exposição de arte com todas as obras criadas pelo seu filho. Vale a pena reproduzir essa experiência em casa, disponibilizando papel e lápis de cor para o seu pequeno poder desenhar junto com a história! 


DICA! Essa dica é para toda a família: mesmo estando em casa durante este período, muitos pais estão trabalhando em home office e as crianças estão com suas aulas suspensas, é importante lembrar de sempre manter uma rotina definida. Portanto, organize as atividades diárias nos horários de sempre, para que a criança entenda que não está significa férias, mas sim uma nova modalidade de aprendizado.