A luta feminina pelos direitos igualitários, celebrada pelo Dia Internacional da Mulher, também tem como bandeira a importância de serviços especializados em saúde feminina. Esses serviços incluem o respeito às particularidades do corpo da mulher em todas as fases de sua vida, a educação sobre sua sexualidade e ciclo reprodutivo, além dos cuidados básicos com o corpo e a mente. Muito celebrada, a luta contra o câncer de mama é apenas uma dentre as diversas outras campanhas que abordam a saúde da mulher. Separamos alguns tópicos para que você possa “fazer um checkup” e verificar onde é necessário dedicar um pouco mais da sua atenção para viver uma vida plena e saudável.


A importância dos hábitos


Muito embora a longevidade das mulheres seja maior, pequenas mudanças nos hábitos diários são grandes aliados para promover um melhor funcionamento do organismo e prevenir o desenvolvimento de doenças. Dessa forma, é muito importante ter uma alimentação balanceada, dando prioridade a alimentos naturais e com pouco sódio, e beber bastante água. Uma boa noite de sono, exercícios regulares e evitar álcool e tabaco também auxiliam a manter o corpo em um excelente estado. Essas ações, em conjunto com o acompanhamento da saúde mental, são essenciais para exercitar o nosso amor próprio e se fazer bem.


Saúde mental em dia


Mulheres sofrem uma série de pressões sociais, que acabam gerando uma sobrecarga emocional. Esse tipo de carga, corriqueira em nossa sociedade, produzem sintomas de estresse, ansiedade, depressão, insônia ou até mesmo transtornos alimentares. Algumas desenvolvem esses sintomas por adotar uma exaustiva jornada dupla de trabalho que tenta equilibrar um emprego e a rotina doméstica e familiar, enquanto em casos mais extremos vemos mulheres em situação de vulnerabilidade por conta de violência doméstica. Em todos esses momentos, é muito importante lembrar da máxima “mente sã, corpo são”, e compreender a importância de consultar profissionais como terapeutas e analistas, que nos auxiliam a lidar com as pressões da vida, nos libertando de situações desagradáveis e ajudando a alcançar todo o nosso potencial.


Sexualidade e ISTs


É importante conhecer o próprio corpo, fundamental para a qualidade de vida da mulher. Entender as mudanças corporais, iniciadas com a puberdade, é essencial para saber lidar com os desconfortos e inseguranças desse período e atingir uma vida sexual saudável. As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ao contrário do que se pensa, não são transmitidas somente pelo contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada. Uma mãe, por exemplo, pode contagiar seu filho durante a gestação, parto ou amamentação. É importante, dessa forma, buscar informações sobre sexualidade e métodos contraceptivos como preservativos, que possuem versões para homens e para mulheres, fundamentais para a manutenção da saúde feminina.


Consultas periódicas e planejamento familiar


Especialmente para a saúde feminina, é essencial que haja consultas regulares com um ginecologista e um clínico geral para identificar precocemente qualquer problema de saúde. Além dos exames de rotina, como hemogramas, por exemplo, esses médicos também solicitam vários exames específicos da anatomia feminina, como mamografia e papanicolau. O planejamento reprodutivo, se o desejo da mulher é ser mãe, com auxílio médico contribui nesse sentido, pois permite que a mulher experimente uma gestação saudável e um parto sem impactos negativos no corpo da mãe, além de permitir uma recuperação adequada no pós-parto do organismo materno, permitindo que a mãe tenha mais condições de cuidar de seus filhos. Esse planejamento é essencial para mulheres que apresentam alguma condição que dificulte a fertilidade, como distúrbios hormonais, endometriose, ovários policísticos, entre outras. Se possível, é interessante frequentar os mesmos médicos para criar um histórico e permitir o profissional acompanhar a evolução de seu organismo, que irá, invariavelmente, atingir a menopausa, uma fase onde ocorrem intensas alterações hormonais.


Para concluir, é importante lembrar que conversar sobre saúde física e saúde mental feminina não pode ser tabu. Converse com as mulheres de sua família e com suas amigas, leve suas dúvidas, ouça, discuta, aprenda. Crie uma rede de contatos que seja inclusiva e esteja aberta a abordar qualquer tópico sobre seu corpo, sua mente e sua vida sexual. O importante é entender a sua própria vida e também acolher quem tiver dúvidas ou estiver passando por uma fase difícil. Tenha em mente: cuidado feminino, em sua essência, também é amor próprio.