Uma boa noite de sono é desejada por todos, considerando a importância de descansar corretamente e o impacto causado em nossa qualidade de vida. Para evitar alergias e problemas respiratórios dentro de casa, é ideal utilizar protetores em colchões e travesseiros. Muitas pessoas confundem sua função, já que antigamente as capas eram bastante utilizadas com o objetivo de manter o objeto bem cuidado. Entretanto, várias mudanças na produção destes itens os transformaram em importantes aliados para a saúde.



Ao longo do tempo, é muito comum que o colchão e os travesseiros fiquem sujos. Os motivos variam, mas geralmente estão relacionados ao suor durante o sono, a eliminação de toxinas do corpo por meio da oleosidade da pele, bem como resíduos do cabelo. Eles podem entrar nas mais profundas camadas do colchão, caso não haja a proteção necessária. Além de evitar este contato, os protetores são grandes aliados da higienização. Práticos, podem ser lavados regularmente, garantindo a ausência de impurezas na cama.



Se você é daqueles que transpira muito durante o sono, o cuidado deve ser redobrado. A umidade desgasta as espumas do colchão, comprometendo sua via útil. Na prática, a sensação de que o colchão está “afundando” mais do que deveria pode denunciar o status da sua qualidade. Outra forma de detectar problemas nos colchões e travesseiros é observando sua respiração. Incômodos como espirros, corizas, irritação nos olhos e chiado no peito são alguns sinais da presença de ácaros. Eles são os principais vilões para alergias como a rinite, por exemplo. Este é mais um motivo para a utilização das capas.



São vários os tipos de protetores, mas é importante considerar algumas características que vão garantir o melhor resultado no cotidiano. Opte pelos impermeáveis, com tecnologia para afastar a umidade do corpo. Seja para melhorar a qualidade respiratória, se livrar do contato com ácaros ou manter seu colchão e travesseiros novos, os protetores são um investimento e tanto para o quarto. Eles são recomendados para todas as idades, inclusive para bebês.