Trabalhar em casa tem sido uma rotina cada vez mais comum, principalmente neste período de isolamento social. Mas, para que isso aconteça com qualidade e produtividade, sabemos que o ideal é que se tenha um espaço reservado para esse tipo de trabalho.  


Ter tudo em ordem é fundamental para manter a concentração. E isso porque a bagunça pode acabar chamando mais atenção do que as atividades que precisam ser feitas. E é aí que trouxemos neste post algumas dicas para você se inspirar e criar um local adequado para resolver negócios, se concentrar e trabalhar normalmente. 


Cada coisa em seu lugar 


Para otimizar espaço e manter a organização em dia, você pode optar por organizadores para gavetas e móveis em geral. Separe papéis, canetas, agendas, livros… isso agiliza na hora de procurar exatamente o que você deseja. Nas prateleiras, caixas são excelentes opções para deixar tudo em ordem sem perder o estilo. 


Cores x criatividade 


Componha as cores, móveis e objetos de uma forma que estimulem a concentração e a criatividade e, ao mesmo tempo, traduzam um estilo acolhedor e confortável que somente a sua casa tem. Lembre-se: o azul acalma, o laranja aguça a paciência e o verde estimula a criatividade. 


Objetos úteis 


Com relação aos objetos menores, dê preferência ao que é importante para o seu trabalho e que não distraia ao primeiro olhar. Vasos de flores para dar vida ao ambiente, uma luminária, organizadores para mesa e até mesmo uma cafeteira são bons itens que compõem a decoração de home office, não deixam perder o foco e ainda são bastante úteis. 


Móveis práticos 


Não tem jeito, cadeiras precisam ser confortáveis e são prioridade na hora de montar seu home office. Além disso, é sempre bom priorizar cadeiras que auxiliem a manter a postura. Afinal, não há coluna que aguente com saúde horas seguidas sem estar na posição correta. Outro assunto são as mesas. Procure uma que se adeque ao seu espaço e às suas necessidades. Estantes também são bem-vindas. Além de ter bastante espaço para guardar materiais, dão um up no espaço e garantem uma decoração exclusiva. 


Decoração 


Depois de investir no essencial para ter um espaço agradável para se trabalhar em casa, é hora de decorar. Tapetes, almofadas, velas, porta retratos e quadros enriquecem o espaço e o tornam aconchegante.  


Além de todas as dicas funcionais, sobre móveis e organização, é sempre bom lembrar que para um home office funcionar é preciso muita disciplina. Alguns fatores são decisivos no sucesso da rotina, como ter um ambiente quieto e reservado. Também é essencial determinar horários, deixar claro para os outros moradores da casa que você está em seu horário de trabalho e evitar que as distrações da casa interfiram em suas tarefas. Além disso, invista em uma boa iluminação e uma boa internet, pois são itens essenciais para sua saúde mental e física. Nada de pijama, hein? Sabemos que é super aconchegante, mas ao mesmo tempo estimula o relaxamento e não é isso que você quer na hora do trabalho. Use uma roupa confortável e tenha a consciência de que a vestimenta influencia no comportamento sim ;)