O verão chegou há menos de um mês com dias lindos e altas temperaturas, época em que as crianças também estão de férias. O clima é ideal para dar uma caminhada, respirar o ar puro, enfim, mudar de ambiente, estar junto da natureza e movimentar-se. Por que não aproveitar os dias mais quentes, onde as pessoas se sentem mais felizes e dispostas, para fazer alguma atividade ao ar livre? Selecionamos 5 sugestões de atividades para você aproveitar e sair da rotina. 


 


Andar de bicicleta 


É uma das atividades mais versáteis, dá liberdade de escolher com quem e para onde vai, e no horário que quiser. É ótima para sentir o vento no rosto em um passeio próximo a natureza, como um parque ou uma área verde, ou mesmo na cidade, como circuitos ou ciclovias. Além de ser agradável, melhora o condicionamento físico, diminui o colesterol, regula a pressão arterial, ajuda prevenir e controlar o diabetes, melhora níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de proporcionar um incomparável bem-estar. 


 


Piquenique


Todo o ritual de fazer o piquenique traz inúmeros benefícios para a saúde mental e física. Pode ser feito em um parque, na praia ou no quintal de casa. Nada como colocar uma toalha no chão e umas guloseimas para beliscar, tudo isso em contato com a natureza em uma boa sombra, para ler um livro, ouvir música, jogar conversa fora e relaxar. Prepare as comidinhas, separe algum jogo para se divertir e não esqueça do protetor solar.


 


Jardinagem e hortas


Atividades que trabalham com a terra são simples e podem trazer benefícios. Além do resultado visível de um jardim florido ou um alimento orgânico que você mesmo produziu, a jardinagem pode ajudar a combater efeitos do estresse, a melhorar a atenção e os níveis de vitamina D. Pesquisas já comprovaram que cuidar de plantas e mexer na terra auxilia no aumento da satisfação e da qualidade de vida, onde o contato com organismos presentes na terra e no húmus funciona como um antidepressivo natural, diminuindo alergias, dor e náusea. Vale dar um trato no quintal de casa, aparar alguns galhos e folhas, trocar o vaso das mudas, plantar sementes de hortaliças, enfim, toda interação com esse mundo verde pode proporcionar momentos de calma e tranquilidade. Esse contato com as plantas pode até se tornar uma terapia para quem está buscando uma atividade que alie a saúde do corpo como um todo. 


 


Trilhas e cachoeiras


Se quiser fazer uma atividade com mais aventura, uma ideia é procurar trilhas e cachoeiras. Estar em contato com a natureza em locais deste tipo acalma e relaxa o corpo e a mente proporcionando descanso ao cérebro, o que pode ter um efeito reparador nos níveis de atenção, além de ser estimulante e desafiador. 


Aqui vale uma ressalva importante: procure locais com segurança, leve uma lanterna e o celular com a bateria carregada, em caso de eventualidades, você está minimamente preparado. Além disso, estude o local e preferivelmente tenha um mapa em mãos. É sempre bom estar prevenido!


 


Yoga


Mais uma atividade que além de ser prazerosa, pode ser feita sozinha ou com mais pessoas. O yoga trabalha postura, diminui dores no corpo e alonga os músculos, além de reduzir a ansiedade e melhorar a saúde mental por meio da meditação e do controle dos pensamentos. Pode ser feita em um parque, na praia ou em casa, o importante é descansar a mente e mexer o corpo. Existem diversos tipos de yoga, alguns focados mais no corpo e outros, mais a mente, por isso, vale fazer uma pesquisa para saber qual método mais se encaixa com você. 


 


Independente da atividade que você escolher, o que vale aqui é a ideia de aproveitar os dias da forma mais agradável, sentir o ar batendo no rosto, brincar com as crianças, andar na natureza, pisar no chão e se divertir. Praticar atividades ao ar livre e estar com pessoas agradáveis faz muito bem para a saúde física e, principalmente, mental, proporciona sensações de bem-estar e melhora consideravelmente a qualidade de vida.