Seja no quintal de casa ou num cantinho do apartamento, uma hortinha é um espaço ideal para termos momentos de conexão com a terra e proporcionar sabores orgânicos à cozinha, pois você tem à mão os temperinhos e ervas para utilizar no cotidiano. Algumas plantas, além de deixarem os pratos mais saborosos, possuem inúmeras substâncias bioativas que auxiliam no desempenho do corpo inibindo radicais livres e diminuindo os níveis de colesterol, uma ótima opção para reduzir a quantidade de sal e ressaltar o sabor dos alimentos. Abaixo, separamos um passo a passo para não errar na hora de criar a sua horta e produzir seus próprios temperos. 


 


Passo 1 – Onde plantar



Prefira uma área com bastante sol e chuva mas, caso isso não seja possível, a dica é priorizar um local que receba luz pelo menos em um período do dia, manhã ou tarde. Para quem mora em apartamento, o ideal é escolher espécies que podem ser plantadas em vasos individuais. Você pode comprar recipientes em uma loja especializada, ou reaproveitar copos, garrafas pet e embalagens de plástico, sendo possível criar prateleiras para comportar cada condimento. 



Passo 2 – Preparo da terra



Você pode comprar uma terra já adubada ou enriquecer o solo com adubos orgânicos, como húmus de minhoca. Caso for usar recipientes, atente-se para o tamanho, assim você vai comprar a quantidade correta de terra. Fique atento à concentração, em geral a dosagem indicada vem descrita na embalagem. Manuseie a terra para que ela fique fofa, pois não pode estar compactada para o plantio, já que as raízes precisam ser capazes de penetrar no solo.


 


Passo 3 – O que plantar



A escolha do quê plantar vai depender do quanto você tem de espaço. Para se adaptar à rotina, o indicado é começar pequeno e fazer uma hortinha com temperos e ervas aromáticas, como manjericão, orégano, alecrim e tomilho, por exemplo, que são fáceis de cultivar e sempre estão com novos brotos. Você pode plantar sementes compradas ou usar técnicas como a estaquia na terra, método de produzir mudas usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta-mãe, podem ser utilizadas folhas, ramos, galhos e estacas. Conforme você for se adaptando ao manuseio da horta, é possível apostar em plantas maiores, como alface, couve e espinafre, para complementar o mix de opções.


 


Passo 4 – Evite pragas e insetos



Para evitar que sua horta seja atacada por pragas e insetos como grilos, pulgões e larvas, use uma solução de tabaco com água ou soluções prontas, encontradas em mercados ou agropecuárias. Crie uma rotina para remover as ervas daninhas assim que identificadas, pois são plantas oportunas para o desenvolvimento de doenças que podem arruinar sua horta.


 


Passo 5  – Colha e aproveite



Geralmente, as ervas aromáticas crescem e já estão prontas para colher em menos de um mês, então é possível começar a utilizar alguns itens em suas receitas. Lembre-se de reutilizar os vasos assim que colher a planta, para criar uma rotatividade na sua horta, assim sempre terá algum tempero pronto para uso. Da mesma forma, é importante para o ciclo da terra que não seja replantado o mesmo item já colhido, para que diferentes vegetais possam absorver e depositar variados nutrientes no vaso, por exemplo, ao colher manjericão, plantar tomilho, e depois que este estiver pronto para uso, colher e plantar orégano, e assim por diante. Agora, é só aproveitar a sua hortinha orgânica: esbanje sabor nos seus pratos e impressione os convidados com sua produção caseira!