Criar uma rotina matinal é o primeiro passo para encararmos nossas tarefas diárias com calma e tranquilidade. Às vezes, na correria, acabamos esquecendo de como esse preparo é essencial para nós e como isso pode influenciar nosso rendimento ao longo do dia. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você organizar esse momento tão essencial para manter a energia e produtividade em alta.


Comece ontem


Um despertar adequado envolve uma boa noite de sono. Se você acorda cedo, também é necessário dormir cedo. Um período de 7 a 8 horas de descanso para o corpo é o mais recomendado para encarar uma nova rotina. Manter um horário fixo para dormir e despertar auxilia o corpo a sincronizar o relógio biológico, dessa forma é possível acordar mesmo sem a necessidade de despertador.


Estique o corpo


Alongamentos são excelentes aliados para manter os músculos relaxados e prontos para mais uma jornada. Ao invés de levantar-se rapidamente, saia da cama de maneira mais calma e tranquila. Alongue o pescoço, braços, pernas e articulações. Crie o hábito de se alongar logo pela manhã, o corpo elimina os sinais de cansaço derivados do sono e ajuda a ativar o metabolismo.


Café passado com calma


Muitas vezes, acreditamos que uma xícara de café dará a partida na rotina diária, mas por estarmos em jejum durante o sono, o nosso organismo precisa ser reabastecido com algum alimento sólido. É bom lembrar que o desjejum depende dos hábitos matutinos, por exemplo: se você pratica alguma atividade física logo pela manhã é necessário ter um cuidado especial, o ideal é consumir alimentos que sejam ricos em fibras e proteínas. Outra dica é começar o dia consumindo frutas e, em seguida, os carboidratos, assim o organismo irá assimilar melhor os alimentos. Com o estômago já "forrado", é hora daquele café quentinho, que vai ajudar a acelerar o metabolismo por meio da cafeína, uma excelente aliada para estimular o foco.


Tome um tempo para relaxar


Após o café da manhã, não é necessário começar a rotina imediatamente. É recomendado ter um período de relaxamento para deixar o corpo absorver tudo o que foi ingerido. Que tal considerar meditação, yoga, ou alguma atividade de baixo impacto, para aproveitar esse momento? Escolha uma música ambiente, sente-se confortavelmente e use esse tempo para manter a mente calma. Agora com o corpo bem nutrido, é essencial que você também abasteça a mente.


O primeiro passo na jornada


Agora que você já está com a bateria recarregada, defina qual será a primeira atividade do dia. Aqui vale tudo: molhar as plantas, conferir as redes sociais, abrir os e-mails pessoais, o que você preferir. Apenas tenha em mente que não podem conflitar com o horário de trabalho, que merece devido foco e atenção. O propósito de realizar as tarefas nessas primeiras horas da manhã é justamente dar o start necessário no cérebro para se preparar com os desafios da jornada diária.


Criar uma rotina matinal nem sempre é fácil, mas os benefícios são visíveis. Aos poucos, você vai perceber os sinais, como a região ao redor dos olhos com um aspecto mais descansado, o corpo menos dolorido, sensação de saciedade e, principalmente, a mente pronta para qualquer situação. E agora, que tal colocar tudo isso em prática?